Unidade vai atender cerca de 4 milhões de pessoas de Feira e região
As obras no Hospital Estadual da Criança de Feira de Santana estão em fase de acabamento, com data prevista para conclusão dia 21 de julho. O Fiscal Residente, Carlos César, assegurou que o cronograma de obras está sendo seguido à risca e acha muito difícil haver grandes atrasos.
São aproximadamente 16.500 m² de área de construção. Atualmente 540 pessoas trabalham na fase final da obra, entre cargos administrativos e de operariado. A estimativa é que cerca de 4 milhões de pessoas de Feira de Santana e região sejam atendidas pelo Hospital, que contará com 260 leitos, 40 UTI’s, 30 semi-UTI’s e 8 centros cirúrgicos.
O deputado estadual Zé Neto, que foi o interlocutor para construção da unidade junto ao Governo Estadual, afirma que “essa obra tem um caráter decisivo para a interiorização da Saúde no Estado”, e acrescenta, “não servirá apenas para desafogar a demanda da Saúde na capital, mas para canalizar as demandas vindas do interior”.
Em audiência pública realizada em 2009 sobre o Hospital da Criança, a engenheira responsável pela obra, Mara Clessia, observou: “Este hospital não está sendo pensado para atender uma gripe ou uma dor de ouvido. Será para atender casos de média e alta complexidade como câncer, problemas cardíacos e pulmonares”.
A saúde pública baiana terá um salto de qualidade inestimável com o Hospital da Criança, pois apenas 7 municípios baianos possuem mais de cinco modalidades médicas. “Isso mostra o quanto a situação da Saúde na Bahia estava abandonada”, afirma Zé Neto.