Por intervenção do deputado Zé Neto, Buritirama e Uauá serão contemplados com Centros Digitais de Cidadania
Na manhã desta segunda-feira (5) representantes de umas das 110 Associações Comunitárias que serão beneficiadas com implantação de Centros Digitais de Cidadania (CDCs), juntamente com gestores municipais, compareceram as instalações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI) para receber recomendações a respeito da montagem de Telecentros, espaços públicos providos de computadores com conexão a internet onde são realizadas atividades que objetivam promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.
Na oportunidade foram discutidas questões como infraestrutura e espaço físico, segurança e condições ambientais, por exemplo.
Lazer, troca de informações, desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades. Essas são algumas das atribuições dos CDCs, espaços sem fins lucrativos abertos ao público, que possibilitam o acesso a informação e que ampliam as possibilidades de comunicação através das Tecnologias de Informação.
Entre as atividades a serem desenvolvidas nos Centros estão o curso de informática básica, de navegação na Internet, a instrução ao uso preferencial de softwares de código aberto, conforme as diretrizes do Governo Federal, realização de oficinas de capacitação para monitores e usuários do espaço, realização de atividades sócio-culturais para mobilização social e divulgação do conhecimento e oficinas de alfabetização digital.
A líder comunitária de Buritirama - uma das cidades que serão beneficiadas com instalação de CDC por intervenção do deputado Zé Neto - Yoná Almeida, enfatizou que além do benefício em inclusão ainda há a profissionalização de jovens entre 16 a 29 anos, que serão qualificados para instruir os usuários do CDC recebendo um auxílio mensal de R$ 240. Ao todo são dois monitores por Telecentro, espaço onde o acesso é livre, mas com a assistência desses jovens monitores.
Os munícipes de Uauá também serão beneficiados com a instalação de Telecentros, que serão providos com cadeiras multiuso, mesa do professor, armário baixo em MDF, mesa para computador, mesa para impressora, projetor multimídia, microcomputadores, roteadores wireless (sem fio), impressora, estabilizador, câmera de segurança e microcomputador servidor.
Presentes – além de gestores de municípios contemplados e representantes do Mandato do deputado Zé Neto, o secretário da SECTI, Feliciano Tavares; o coordenador do Projeto Sócio-digital, Charles Sacramento e a professora Sônia, técnica da SECTI, que trata do Programa de Telecentros, estiveram presentes.