O Cuca (Centro de Cultura e Arte) realizou na sexta-feira, 14 de Setembro, um evento com 12 horas de duração, para comemorar os seus 12 anos de existência, difundindo e promovendo a arte e a cultura no município, oferecendo à comunidade uma série de atividades. O Cuca é o órgão responsável pela execução da política cultural e artística da Universidade Estadual de Feira de Santana, .
O evento denominado “Aberto do CUCA” ofereceu uma programação variada durante todo o dia: Artes plásticas, com vários tipos de pinturas, inclusive para crianças, mostra de artes plásticas no Museu Regional de Arte e Galeria de Arte Carlo Barbosa, Feira de Artesanato, além das oficinas “As Artes do Fogo” (cerâmica), arte com garrafas e cabaças, com o artista plástico K. Maia, xilogravura e confecção de bonecas de pano.
A literatura também esteve presente, com Feira de Cordel, Varal de Poesia, lançamento de livros e relançamento da Revista da Academia Feirense de Letras, “A Cidade e seus sentidos”, de Helena Conserva. A professora Lélia Vitor Fernandes coordenou a Oficina “A Arte de Contar História”. Também foram oferecidas oficinas “Experimentando as Ciências,” com a professora Ana Cláudia Paim e Oficina de Maquetes, com Saladina Amoedo.
A programação aconteceu em diferentes espaços do Cuca, também incluiu Mídias Contemporâneas “Vídeo Arte”; apresentação de Dança e Expressão Corporal; Teatro, Mostra de Cinema e Vídeo; Exposição Fotográfica e Aula prática de fotografia.
O Deputado Estadual Zé Neto, compareceu ao evento e visitou os stands e oficinas. “O CUCA, tem sido um marco para a cultura de Feira de Santana, estes eventos promovidos através da direção do Centro, só tem a enaltecer a cultura feirense, que é tão rica e muitas vezes tão menosprezada. O nosso mandato sempre apoiará eventos como esses, que difundem a nossa cultura!”, afirmou o deputado.
No encerramento do evento, ocorreu um momento muito especial, onde os pianistas, Elisama Gonçalves e Vasni Santos Filho, apresentaram um Recital de Piano no teatro de Arena, fechando com chave de ouro o “Aberto do CUCA”.