Prorrogadas até 15 de julho, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Formação de Professores da Educação Básica
Estão prorrogadas, até o dia 15 de julho, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Formação de Professores da Educação Básica, realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Alguns critérios de inscrição também foram alterados: não é mais exigido que o candidato tenha pré-inscrição na Plataforma Paulo Freire e podem participar os professores contratados em regime temporário.
De acordo com o edital, podem se inscrever os professores que, cumulativamente, pertençam ao quadro efetivo da rede pública estadual, ou ser contratado em regime temporário; tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente; não sejam graduados em licenciatura plena; estarem em regência de classe, atuando no ensino fundamental ou no ensino médio, em disciplina da área de conteúdo do curso pleiteado.
A inscrição contempla as áreas de Matemática, Química, Língua Portuguesa, História (campus Salvador e Barreiras),Geografia, Física, Ciências Biológicas e Pedagogia. As provas serão realizadas no dia 25 de julho, o resultado final sai em 7 de agosto e as aulas começam no dia 16 de agosto de 2010. Mais informações: www.licenciaturasespeciais.ufba.br
Licenciatura - A iniciativa integra o Plano Nacional de Formação, do Ministério da Educação - MEC. O Plano é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases Educacionais - LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 federais e 28 estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias.
Na Bahia, o novo Programa de Formação dos Professores é uma ação do MEC e da Secretaria da Educação. A previsão é que a iniciativa, que visa oferecer licenciatura a 331,4 mil professores, oferte mais de 50 mil vagas, até 2011. O programa atende aos professores da rede estadual e municipal de ensino, inclusive aqueles que estão perto de se aposentar e em regime temporário REDA.
Acesse aqui o site da Plataforma Paulo Freire.