Foco da reunião foram cooperativismo, preservação ambiental e organização da comunidade
Na tarde desta sexta-feira (9), o mandato do deputado estadual Zé Neto esteve no distrito de Palame, na cidade de Esplanada, para dialogar com líderes comunitários e associações ligados à pesca, artesanato, agricultura familiar e reforma agrária e com Agentes de Saúde.
Na oportunidade foram discutidas questões como infraestrutura, lazer, consciência ambiental e saúde. Este foi um momento para que os moradores do local e seus representantes expusessem as demandas da região, como carência de espaços para lazer e empreendimentos que gerem pontos de emprego, e do deputado expor sua vontade de que os munícipes reúnam-se em cooperativas a fim de transmitir profissões aprendidas, aperfeiçoar o trabalho já desenvolvido e investir no potencial da comunidade, sugerindo, mais uma vez, integração.
“Estamos focando na organização e na formação de cooperativas e associações a fim de subsidiar melhorias que atinjam a coletividade. Essa é uma maneira de fortalecer o interior do estado, mas a mobilização, a vontade de mudança, precisa partir da comunidade. O poder de transformar está nas mãos do povo”, disse, explicando a importância da política de interiorização e incentivo ao trabalho e ao homem do campo a fim de que o êxodo rural reduza progressivamente, através da qualificação profissional e da exploração da capacidade produtiva no âmbito da agricultura familiar na região.
“Quando há um grupo que se movimenta, os gargalos vão de desfazendo”, argumentou, sugerindo o desenvolvimento de um projeto para implantação de uma cooperativa para produção de leite de coco, já que esta palmeira existe em abundância na região. Como forma de escoamento do produto, Zé Neto explicou que a Ebal (Empresa Baiana de Alimentos S.A.) poderia ser parceira no que diz respeito ao mercado institucional, o que garantiria a venda do produto. O parlamentar ainda apontou cooperativas de corte e costura e artesanato como importantes atividades econômicas.
É por conta da vontade de qualificar e incluir a quem mais precisa que, através da intervenção do parlamentar, um Centro Digital de Cidadania (CDC), espaço de promoção da inclusão digital e social dentro das comunidades atendidas, chegará em breve a Palame. “O CDC deve ser bem aproveitado por vocês. Esta é uma senha para o diálogo, troca e obtenção de informações, de conhecimento”, ajuizou o deputado.
Fábio Santos, presidente da Associação Sol Nascente, que trabalha no sentido de envolver e mobilizar a sociedade local e promover mutirões de reparação e construção de imóveis, aproveitou para pedir apoio quanto a Políticas Públicas voltadas para lazer, qualificação profissional e Saúde no município, principalmente no que diz respeito à implantação de um Posto de Saúde da Família no distrito.
“Precisamos de auxílio maior em saúde, um Posto de Saúde da Família poderia ajudar muito. Espaços para praticar esportes e incentivo para que os jovens do local tenham uma ocupação para que não seja necessário que eles partam para outros municípios, também”, expôs Fábio.
“Estou aqui na perspectiva de conciliar meu papel de interlocutor entre os municípios e o estado para sustentar, dentro da legalidade, os interesses daqueles que, assim como eu, sejam compromissados com o bem-estar comum”, respondeu Zé Neto.
Clique aqui e acesse as fotos da reunião.