Mandato da Luta acompanha reunião da Câmara Temática de Aves e Suínos em Cruz das Almas

Avicultores, Suinocultores, Governo e acadêmicos estiveram reunidos para tratar de temas pertinentes ao segmento

Participantes da Câmara Temática de Aves e Suínos, uma das três que compõem a Câmara Setorial da Carne (órgão colegiado consultivo ligado à Secretaria de Agricultura do Estado – SEAGRI), estiveram reunidos com professores e representantes do Governo do Estado no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cruz das Almas, na manhã desta quarta-feira (14), com o intuito de discutir a situação do segmento, bem como elaborar propostas para fomento da atividade. O Mandato do deputado estadual Zé Neto, que acompanha o desenvolvimento desta cadeia produtiva desde 2007, esteve representado na reunião pela assessora Manuela Oliveira.
Estiveram na pauta da reunião temas como tributação, modernização de unidades avícolas e projetos de pesquisa direcionados para o setor. Antes do encontro reservado entre os membros da câmara temática, foi feito um balanço sobre os avanços do setor durante a atual gestão governamental, na qual participaram da mesa o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; o ex-presidente da Associação Baiana dos Pequenos Abatedores de Aves (ABAPA) e atual coordenador da câmara temática, Almir Eloy; o presidente das Associações Baianas de Avicultura e Suinocultura (ABA e ABS) Marcelo Plácido Corrêa, além do secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles.
O reitor falou sobre a importância de se discutir o tema dentro da academia, local em que se desenvolvem projetos de pesquisa que podem ajudar a melhorar as condições de produção para o segmento. Nacif colocou a Universidade à disposição dos empresários e gestores públicos no sentido de ajudá-los a “atuarem como agentes modificadores da realidade econômica e social no estado”. Segundo ele, esse diálogo entre os produtores e gestores com a academia é de suma importância para o desenvolvimento orientado do setor.
Coordenador da câmara temática de Aves e Suínos, Almir Eloy falou sobre a importância de haver um fórum adequado para a discussão da atividade. “Ainda estamos aprendendo a fazer a Câmara, mas sabemos da importância deste fórum de colocação de ideias, onde podemos discutir os rumos do nosso segmento”, pontuou.
O presidente da ABA e da ABS, Marcelo Plácido Corrêa, aproveitou a presença do secretário de Agricultura para entregar-lhe um material contendo as experiências de sucesso na cadeia produtiva da carne em outros estados brasileiros. Corrêa demonstrou preocupação com as condições de abate de aves na Bahia – que apresenta irregularidades em mais de 60% dos casos, e já rendeu ações no Ministério Público. “Precisamos construir outros abatedouros modulares, para que as aves possam ser abatidas em condições de higiene e segurança, melhorando as condições de produção”, defendeu.
O secretário Eduardo Salles concordou com a importância de tais medidas para a melhoria da produção, bem como da instalação das câmaras temáticas na Bahia. “Até agora são 21 câmaras instaladas que, com certeza, chegam para melhorar o diálogo entre produtores e gestores, ajudando a desenvolver toda a cadeia de produção”, declarou. O secretário de agricultura também falou sobre a necessidade de se pensar a agropecuária baiana a médio e longo prazo. “O que vocês definirem aqui vai ser o que os próximos governantes vão colocar em seus planos e orçamentos no futuro. (…) A nossa meta é o planejamento estratégico, a médio e longo prazo, e este é o local onde devemos construir esse caminho”, disse.
Eduardo Salles e Almir Eloy lamentaram a ausência do deputado Zé Neto na reunião. Segundo eles, o deputado tem sido um dos principais colaboradores da câmara consultiva, atuando também como interlocutor do segmento junto ao Governo do Estado.
Presentes
Além dos citados, participaram da reunião da câmara temática de aves e suínos: Johnson Santos, da Cooperfrango; José Kingler e Paulo Emílio Torres , da ADAB; Ana Elisa Costa, Ádyla Ramos, Ricardo Duarte e Jair Araújo, da UFRB; Marcelo Barbosa, da BRF (Brasil Foods); Gideon Almeida, da ABAPA; Luiz Fernando, da Avigran; Marcos Nunes, da Avigro, dentre outros. 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323