Reunião aconteceu nas instalações do Centro de Saúde do município de Santa Bárbara
Dialogar estrategicamente com os interessados a respeito da organização e regulamentação do Transporte Complementar. Esse foi um dos motivos pelos quais o deputado estadual Zé Neto se reuniu com trabalhadores do transporte complementar rodoviário na manhã desta segunda-feira (22), nas instalações do Centro de Saúde do município de Santa Bárbara.
Na oportunidade o parlamentar colocou em pauta a regionalização na prestação deste serviço, atuação por área, e enfatizou o papel comunitário do transporte complementar. “Esse trabalho de transportar as comunidades a seus destinos diariamente dá ao transporte alternativo um caráter comunitário e é justamente no tópico regionalização que a situação emperra, mas já estamos buscando entendimento no que tange esse quesito e o caráter comunitário que esta atividade possui”, disse.
José Carlos dos Santos, presidente da Associação dos Condutores Autônomos de Veículos Automotores de Santa Bárbara (ASCAVAS) - que representa os municípios de Santa Bárbara, Santanópolis, Tanquinho, Irará e Água Fria - disse que o que ele e seus colegas de trabalho mais desejam é a regulamentação da prestação de seus serviços. “Com a Lei 11.378, sancionada pelo governador Wagner, que fala sobre nossa organização e planejamento, por exemplo, vemos uma luz no fim do túnel. São muitos pais de família buscando uma forma de sustento e ainda sendo perseguidos. Ainda bem que temos Zé Neto como nosso parceiro”, ressaltou.
Para o presidente da Associação dos Condutores Autônomos de Veículos de Transporte Alternativo de Santa Bárbara (ACOVASE), Raimundo Estrela de Almeida, mais conhecido com Nêgo do Mocó, um dos principais reclames da categoria é a regionalização que, como ainda não foi definida, dificulta o acesso dos usuários ao serviço, já que não ficam estabelecidos pontos de parada com identificação. “Há vários locais em que ficamos impedidos de rodar, como em cidades vizinhas, a exemplo de Feira de Santana, e outros em que os passageiros não têm condições de nos encontrar porque ainda não há essa preocupação conosco e com o próprio passageiro, aí saímos com os carros vazios”, pontuou.
O parlamentar respondeu dizendo que, independente dos entraves, mantém seu compromisso com as diversas categorias trabalhistas e que continua defendendo a regulamentação do transporte complementar rodoviário no estado. “Estou aqui porque quero discutir a regulamentação com vocês, reunindo suas sugestões para utilizar-las se houver possibilidade. Quando a licitação das linhas integrantes do Subsistema de Transporte Complementar do município sair, estarei à disposição para ajudar na organização juntamente com o prefeito Jailson Costa e com vocês”, concluiu.
Clique aqui para fazer o download dos projetos, leis e decretos publicados pelo Governo do Estado referentes ao Sistema de Transporte Complementar da Bahia.
Para conferir imagens da reunião, clique aqui.