Deputado Zé Neto intermediou reunião de Jorge Solla com prefeito e secretária municipal de Saúde
O secretário estadual de Saúde, Jorge Solla e a diretora da DICON (Diretoria de Controle da Secretaria de Saúde do Estado - Sesab), Claúdia Almeida receberam o prefeito de Tanquinho, Jorge Flamarion, e a secretária de Saúde do município, Marcela Campos, para discutirem a situação do Hospital Municipal de Tanquinho. O deputado Zé Neto intermediou a reunião, realizada na noite desta quarta-feira (21), na sede da Sesab, em Salvador.
Durante o encontro, os representantes do município localizado na microrregião de Feira de Santana, apresentaram um relatório mostrando a situação atual do hospital, que atualmente conta com 20 leitos. Apesar da boa estrutura apresentada, o prefeito Jorge Flamarion afirma que o hospital necessita de novos investimentos, principalmente em infraestrutura e equipamentos. Segundo o prefeito, a cidade recebe pacientes de outros municípios, e por isso deve receber maior atenção do Estado.
A diretora da DICON solicitou ao prefeito e à secretária municipal de Saúde de Tanquinho um relatório mais detalhado sobre a gerência da unidade de saúde, visando otimizar e melhorar a lógica de organização na gestão do serviço. O secretário Jorge Solla sugeriu uma nova reunião para a próxima semana, quando já terá analisado parte do material entregue pela comitiva, visando avançar nas discussões com a prefeitura de Tanquinho.
De acordo com o deputado Zé Neto, o que está se buscando neste momento é fazer um estudo técnico para que o Hospital de Tanquinho migre para a condição de hospital de pequeno porte (APP). “Isso possibilitará uma reformulação técnica e administrativa, uma otimização de espaço no sentido de trazer novos equipamentos; trata-se de uma reforma de adequação, para fazermos com que esse hospital seja utilizado nas cirurgias eletivas, o que dará folga ao Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira (o maior da região), e criará em Tanquinho um foco de maior recepção dos pacientes que vem de municípios vizinhos e distritos vizinhos”, afirmou.
De acordo com o parlamentar, esse trabalho será iniciado já nos próximos dias. “Na semana que vem os técnicos da Sesab estarão lá fazendo os levantamentos necessários e esperamos que até novembro estejamos com tudo concluído, dando a Tanquinho um novo referencial de atendimento médico”, concluiu.
Também participaram da reunião o secretário de Obras e Infraestrutura Uedson Lima e o assessor da secretaria municipal de saúde Luis Vicente Andrade.