“Zé Neto não é um político 'Copa do Mundo', que só aparece de quatro em quatro anos. Ele sempre esteve ao lado dos Agentes, principalmente em nossas horas mais difíceis”. Foi com estas palavras de reconhecimento ao trabalho do deputado estadual Zé Neto em defesa dos Agentes de Saúde da Bahia, que a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Jacobina, Maria das Dores Freire, deu início a reunião realizada na última segunda-feira (19), no auditório da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) do município.
Zé Neto relembrou sua luta, juntamente com Roque Onorato, o Agente de Saúde com maior tempo de atuação no estado, para criar a Federação Baiana dos Agentes Comunitários de Saúde (FEBACS) e pontuou outras conquistas históricas para a categoria.
“Foi aqui que nós fortalecemos a criação da Confederação Nacional dos Agentes de Saúde e foi com o presidente Lula que os Agentes conseguiram reconhecimento como profissionais da Saúde”, disse o parlamentar, que também ajudou na construção jurídica da Emenda Constitucional nº 51/2006, que trata da regulamentação das atividades desempenhadas pelos ACS e ACE.
O deputado ainda colocou em pauta o Prêmio Edno Batista Rebouças, promovido pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que prevê uma gratificação para os Agentes que se destacarem no combate ao mosquito da dengue, mais uma ação governamental que visa valorizar o trabalho da categoria. “Estamos trabalhando para reformular algumas questões que estão sendo consideradas pelos ACE como entraves para o recebimento do Prêmio, como a forma de contratação, por exemplo e a situação de precarização dos vínculos empregatícios, por isso estamos dialogando com os gestores municipais em defesa da desprecarização”, pontuou.
Estiveram presentes lideranças de Piritiba, Umburanas, Caldeirão Grande, Miguel Calmon, Quixabeira, Morro do Chapéu, Saúde, Capim Grosso, Caem, Várzea da Roça, Serrolândia, Ourolândia e Várzea Nova.
Clique aqui e confira as fotos do encontro.
23
Jul