Ambulâncias de Suporte Avançado são equipadas com monitor, ventilador pulmonar, ventilador neonatal, aspirador e detector fetal
Mais 17 ambulâncias de Suporte Avançado do Serviço Móvel de Urgência (SAMU -192) foram disponibilizadas, nesta quinta-feira (29), a municípios da Bahia, em evento no auditório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). As UTIs são equipadas com monitor, ventilador pulmonar, ventilador neonatal, aspirador, detector fetal, além de oxímetro e desfibrilador.
De acordo com o secretário da Saúde, Jorge Solla, as novas UTIs vão reforçar o serviço de atendimento à saúde em cerca de 80 municípios, totalizando 120 cidades atendidas. As novas UTIs se somarão às 30 já existentes no estado, além das 159 Unidades de Suporte Básico.
Para o prefeito do município de Livramento de Nossa Senhora (Sudoeste), Carlos Roberto Souto Batista, as ambulância vão melhorar os serviços de socorro e de urgência nas cidades do interior do Estado. “Lá em Livramento, os pacientes são conduzidos por ambulâncias comuns. Estes veículos não são ideais para transferência de longas distâncias, quando o paciente inspira mais cuidados”, disse.
A equipe de cada unidade móvel é composta por um médico, um enfermeiro e um condutor. A UTI é capaz de efetuar atendimentos que necessitem de procedimentos mais complexos.