Representantes de organizações da sociedade civil e do poder púbico se reuniram na manhã desta terça-feira (25), na Assembléia Legislativa, em audiência pública com tema “Educação para a Diversidade”, para discutir a educação inclusiva no Estado. O evento foi promovido pela Articulação de Educação para a Diversidade.
A audiência foi aberta pelo presidente da Comissão de Educação da Alba, Zilton Rocha e em seguida, Rosana Alves, educadora da Cipó, falou sobre o cenário baiano da educação. Eleonora Rabêlo, coordenadora do CRIA, divulgou dados e recomendações presentes no documento apresentado, documentos estes que contém dados e experiências bem-sucedidas de Educação para a Diversidade, com foco nas questões raciais, de gênero, deficiência, orientação afetivo-social e relação com a comunidade. O objetivo geral do evento foi apresentar ações em desfesa de uma educação que respeite e inclua a diversidade, em diversos aspectos.
O deputado Zé Neto, que esteve na audiência pública, falou para os participantes sobre educação e saúde como prioridades do governo. “São duas áreas que necessitam de atenção e mudanças, mas da forma como o sistema vinha sendo administrado durante todos esses anos, não temos como mudar em tão pouco tempo. O estado precisava ter um tempo de maturação para chegar onde estamos agora, no momento de construção de um novo modelo educacional. Este diálogo com os atores sociais, principalmente os aqui presentes, é fundamental para encontrarmos parcerias entre o governo e movimentos sociais”, salientou.
“Talvez vocês não percebam a dimensão do que é estar hoje aqui, nesta Casa Legislativa, discutindo assuntos que envolvem diretamente a sociedade, porque antes, não tínhamos a oportunidade de dialogar com o Poder Executivo, agora podemos construir juntos os caminhos para uma nova educação para o Estado, tirando-a da situação catastrófica que foi encontrada pelo novo governo ”, pontuou Zé Neto.
Estiveram presentes representantes da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, professores da rede estadual, ONG's, deputados estaduais e sociedade civil.