O curso de formação, que será realizado na modalidade presencial, tem como discussão central a Astronomia enquanto ciência interdisciplinar
O Observatório Astronômico Antares, órgão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), inicia, no próximo sábado (7), às 9h, o curso de Formação em Astronomia para 240 professores da rede pública estadual. Será a segunda turma capacitada pela iniciativa, resultado de uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), e das Diretorias Regionais de Educação (Direcs).
A formação, que será realizada na modalidade presencial, tem como discussão central a Astronomia enquanto ciência interdisciplinar, relacionando-a com as diferentes matérias do currículo escolar. De acordo com o coordenador-geral do curso, Rogério Lima, a atividade atende à demanda de professores que buscam um melhor entendimento da Astronomia enquanto prática de ensino.
Em 2009, Ano Internacional da Astronomia, o curso foi oferecido nas Direcs 1A e 1B, da Região Metropolitana de Salvador (RMS), sendo agora ampliado para todos os municípios do estado. “Partimos também de uma perspectiva lúdica do ensino. Algumas atividades, inclusive, serão realizadas no Antares. A ideia é oferecer subsídios aos educadores para levar à sala de aula, práticas que estimulem os alunos na aprendizagem das ciências”, diz Lima.
O diretor do Observatório Antares, Paulo Poppe, salienta que a Astronomia é tida atualmente como ciência que abre um leque de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento como História, Geografia, Química, Física, Matemática, dentre outras. Os alunos professores foram selecionados a partir da ordem de inscrição online, disponibilizada no Portal do Educador Baiano.
As aulas serão ministradas pelos professores Dagoberto Silva Freitas, Germano Pinto Guedes, Kilder Leite Ribeiro, Marildo Geraldête Pereira, Paulo César da Rocha Poppe, Rodney Nascimento Guimarães e Vera Aparecida Fernandes Martin, e as atividades desenvolvidas em duas etapas, até dezembro, com duas turmas de 120 alunos, cada.
Do conteúdo programático constam ‘Fundamentos de Óptica Geométrica e Física’, ‘Introdução à Física Moderna’, ‘Introdução a Gravitação e Cosmologia’, ‘História da Astronomia’, ‘Instrumentação Astronômica’, ‘Astronomia Fundamental’, ‘Sistema Solar’, ‘Estrutura e Evolução Estelar’ e ‘Astronomia Extragaláctica’.