Mandato de Z Neto prestigia I Encontro Estadual das Cmaras Setoriais da Agropecuria Baiana

Promovido pelo Governo da Bahia através da Secretaria da Agricultura, evento discutiu e priorizou ações para cumprimento da Agenda da Agricultura 2010/2030

Dirigentes, empreendedores, representantes de produtores, trabalhadores, consumidores, autoridades do setor privado e de órgãos públicos, instituições financeiras, secretários estaduais e municipais e superintendentes reuniram-se durante toda esta segunda-feira (9) no Hotel Pestana, localizado na capital baiana, com o objetivo de consolidar a primeira versão do Planejamento Estratégico da Agricultura Baiana 2010/2030 durante o I Encontro Estadual das Câmaras Setoriais da Agropecuária Baiana.
O objetivo é alcançar metas planejando para executar ações com base nos resultados do trabalho conjunto com a sociedade civil e representações estaduais pensando nas demandas reais de cada região.
“Não tínhamos um planejamento para o setor a médio e longo prazo. Estamos trabalhando em cumplicidade com todos os elos das cadeias produtivas, com base em diretrizes do Ministério da Agricultura. Até o final do ano teremos um plano para os próximos vinte anos. É assim, a médio e longo prazo, que esse setor, tão importante para o povo baiano, deve ser observado e tratado, com a atenção que merece”, observou o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, que abriu o evento aproveitando para dizer que estes fóruns são espaços legítimos de aproximação entre o estado, produtores e movimentos sociais, onde estes últimos podem apontar suas demandas para que o governo possa incluí-las em suas políticas públicas.
Ainda durante o período da manhã, foram apresentados a metodologia de trabalho e os elementos para a elaboração da Agenda. Após este momento, cada câmara reuniu-se em uma sala de convenção para discutir as propostas para médio e longo prazo dentro dos portões de cada cadeia produtiva. Em seguida, os presentes reuniram-se em torno de sete eixos temáticos (assistência técnica; crédito/seguro; comercialização, promoção e marketing; infraestrutura e logística; defesa agropecuária; pesquisa, desenvolvimento e inovação e governança da cadeia, legislação e gestão de qualidade) com a finalidade de elaborar um documento contendo dados para montar pontos estratégicos de ação a serem apresentados ao Governo do Estado.
Para finalizar o evento, foi feita uma plenária geral onde foi apresentado de maneira sucinta o que foi discutido durante o dia e priorizadas propostas, a serem requalificadas, encaminhadas pelas câmaras.
Participaram do encontro o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, o deputado estadual Zé Neto - que tem dados atenção
às questões relacionadas as Cadeias produtivas de Leite, Aves e Sisal - outras autoridades estaduais e federais, agentes financeiros e representações sociais, titulares e suplentes, das Câmaras Setoriais existentes, que representam os segmentos da Apicultura e Meliponicultura; Algodão; Seringueira; Cana-de-Açúcar e Derivados; Mandioca; Guaraná; Milho; Café; Grãos; Piscicultura e Aqüicultura; Oleaginosas; Hortaliças; Silvicultura e Fruticultura; Leite, Cacau, Carnes (subcâmaras de aves/suínos, caprino-ovinos e bovinos/bubalinos); Algodão; Apicultura; Cana-de-açúcar;  Fibras Naturais; Fruticultura e de Relações Internacionais e Comércio Exterior.
Câmaras Setoriais – totalizando o número de vinte, as câmaras são fóruns organizacionais e permanentes criados pela Seagri que buscam aumentar a eficiência das cadeias produtivas e a eficácia das políticas públicas no Estado. Nestas câmaras, os participantes têm oportunidade de interagir entre si e com o Estado, além de contribuírem na elaboração do Planejamento Estratégico da Agropecuária do Estado da Bahia. Estes fóruns buscam identificar as prioridades da agropecuária baiana e os meios para aumentar a competitividade das cadeias, entre outras ações.
Para mais informações a respeito das Câmaras Setoriais e Cadeias Produtivas, acesse
http://www.seagri.ba.gov.br/.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323