A Igreja, que existe desde 1921, recebeu sua última reforma há cinco anos, mas apenas na parte interna
“Faltam apenas os tramites burocráticos para que seja dado início as obras de reforma na Igreja Senhor dos Passos, no centro de Feira de Santana”. Esta afirmação é de Ricardo de Almeida, Coordenador de Custos e Orçamentos da Superintendência de Construção do Estado da Bahia (Sucab).
“A verba já está disponível e a equipe já está a postos. Faltam apenas questões internas para que a obra comece e acredito que isso deve acontecer ainda nesta quarta-feira”, afirma Ricardo, que explica que as obras terão duas fases. A primeira, de caráter emergencial, orçada em 160 mil reais e referente ao conserto do telhado do prédio, da estrutura e dos ornamentos, e a segunda fase, que ainda está sob estudos, ainda não tem o orçamento divulgado.
Histórico
As negociações para a reforma da Igreja Senhor dos Passos começaram ainda em junho deste ano, quando o governador do estado recebeu no gabinete do Centro Administrativo da Bahia (CAB), por intermédio do deputado estadual Zé Neto, o arcebispo da Arquidiocese de Feira, Don Itamar Vian; o pároco da Igreja Senhor dos Passos, padre Miguel; e Oswaldo Ottan, coordenador da Comissão de Reestruturação da Igreja e Manutenção do Patrimônio Paroquial. A reunião ainda contou com a presença da deputada federal Lídice da Mata.
Também em junho, os técnicos da Superintendência de Construção do Estado da Bahia (SUCAB) Ricardo de Almeida e Sílvia Melo estivem na cidade para analisar documentos referentes à reestruturação da Igreja emitidos pelo IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia) a fim de viabilizar a reforma, quando ficou decidido que parte das obras teria caráter emergencial dada a situação que a Igreja se encontrava.
Compreendendo a importância religiosa e cultural da Igreja Senhor dos Passos, que tem capacidade para reunir aproximadamente 1 mil fiéis, o deputado Zé Neto afirma que vai continuar trabalhando pelo legado religioso-cultural do povo feirense.