Ações preventivas, capacitação e aparelhamento da Polícia Militar foram alguns dos fatores preponderantes para a diminuição de dados negativos
O setor de Estatísticas do Comando do Policiamento Regional de Feira de Santana registrou o arrefecimento na quantidade de assassinatos na cidade, no que se refere aos meses de junho e julho de 2010. Nos últimos dois meses, foram registradas 29 ocorrências, entre homicídio e latrocínio, enquanto no mesmo período do ano passado 35 pessoas foram assassinadas. Os dados apontam para uma redução de 17,1% nas incidências.
A comparação entre junho e julho de 2010 também assinala diminuição deste tipo de ocorrência. Em junho, o número de vitimas deste tipo de crime foi de 38, enquanto em julho, 29, o que aponta para uma redução de 23,7% no número de casos.
De acordo com o Comando do Policiamento Regional de Feira de Santana, este arrefecimento se deve a implantação de três Companhias Independentes da Polícia Militar (64ª, 65ª e 66ª CIPM) no município, a chegada de novas viaturas, que aumentaram a ação de presença; ações e operações previstas no Plano de Proteção ao Cidadão, do Governo do Estado, que elevaram a sensação e o estado de segurança da população; implantação de operações noturnas com emprego de motocicletas e do Programa, também do Governo Estadual, Ronda no Bairro, que tem realizado abordagens e possibilitado a interação das comunidades com a Polícia, além da capacitação do efetivo policial.
“A autonomia dada hoje às CIPMs, que antes eram orgânicas, sem muita mobilidade e que deixavam uma parte do efetivo preso a Companhia, possibilita a redução de índices como estes, já que nos dá maior amplitude de visão e execução de ações e diminui a distância entre o planejamento e a execução de ações preventivas”, explicou Capitão Hamilton, gerente de Estatísticas do Comando do Policiamento Regional de Feira de Santana.
O deputado estadual Zé Neto, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia, que milita pela melhoria na qualidade de vida e bem-estar do povo baiano, comemorou a diminuição dos dados negativos na cidade.