Comitiva de Pau Brasil vai SEINFRA pedir melhorias em estradas estaduais no litoral sul

Deputado Zé Neto acompanhou o prefeito, vereadores e lideranças indígenas na reunião com o secretário Wilson Brito

O deputado estadual Zé Neto acompanhou uma comitiva do município de Pau Brasil, litoral sul do estado, em reunião com o secretário estadual de Infraestrutura Wilson Brito na sede da SEINFRA, em Salvador. No encontro, ocorrido nesta quinta-feira (19), o prefeito Antonio Prado, vereadores e lideranças indígenas solicitaram obras de recuperação em estradas da região, castigadas pelas fortes chuvas dos últimos meses.
De acordo com o assessor de gabinete da prefeitura de Pau Brasil, José Fernando, 70% das estradas da região são de competência do Estado, e quase a totalidade deste percentual encontra-se em condições de tráfego ruins. “Nós viemos aqui pedir a melhoria das estradas que dão acesso da sede do município à zona rural e à reserva indígena, por onde passam a população e nossa produção”, afirma. O assessor lembra ainda que Pau Brasil foi incluído, em 2009, na zona turística da Costa do Cacau, e as boas condições das estradas são imprescindíveis para o desenvolvimento da atividade turística da região.
Aulas paralisadas
Segundo Dona Luzinete, diretora da escola estadual Caramuru, na qual estudam 950 pessoas, as condições das vias na região já estão prejudicando o calendário escolar. Recentemente, as aulas chegaram a ser paralisadas por conta da impossibilidade de acesso dos alunos da sede, da aldeia indígena Pataxó e da zona rural de chegarem à reserva indígena Caramuru-Catarina Paraguaçu, onde fica localizada a unidade de ensino. “As estradas que dão acesso à escola estão em péssimas condições e, por conta das chuvas, muitos alunos não conseguem chegar à escola. As aulas chegaram a ser paralisadas por duas semanas por conta disso”, lembrou.
Índios ocuparam prefeitura
A situação precária da estrada que liga a aldeia Pataxó à sede do município levou um grupo de cerca de 400 índios a ocupar a sede da prefeitura no último dia 09. Após uma negociação com o prefeito Prado, na qual os indígenas exigiam intervenção imediata nos 5 km de estrada que separa a aldeia da sede, e por onde os índios transportam sua produção agrícola, ficou decidido que o grupo viria a Salvador para cobrar providências do Estado.
Reivindicações e respostas
A comitiva – da qual também faziam parte os representantes indígenas vereador Cacique e Gerson Pataxó, as lideranças Edilson de Jesus Souza e o diretor do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, João de Souza Brito –, entregou ao secretário Wilson Brito um documento mostrando a real situação das estradas da região. O secretário e o diretor-geral do DERBA, Berchris Moura Requião, se comprometeram em analisar o material e, desde já, se garantiram o envio à Pau Brasil de uma máquina motoniveladora (patrol) para melhorar a situação das vias. “Caso haja a necessidade, disponibilizaremos até duas máquinas, para ajudar a melhorar a situação mais rapidamente”, afirmou.
De acordo com o prefeito Prado, as vias que atualmente necessitam de obras de reparo e melhorias são: BA-120 (Pau Brasil – Itaju do Colônia); BA-974 (Jacareci – Taquari); BA-978 (Rodovia 251 – Pratas); BA-251 (Pau Brasil – Rio Pardo) e BA 251 (Pau Brasil – Camacã). O prefeito mais uma vez agradeceu o deputado Zé Neto como interlocutor entre a prefeitura e o estado. “Zé Neto tem sido um grande companheiro da gente e tem nos ajudado a atender os principais pleitos e demandas de Pau Brasil”, afirmou.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323