Para discutir alternativas de apoio a Agricultura Familiar (AF), associações, cooperativas e agricultores familiares se reuniram na Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana, na última sexta-feira (20), no Seminário Estadual de Comercialização dos Produtos da AF.
Além dos agricultores, participaram da reunião representantes da União de Cooperativas de Economia Familiar e Economia Solidária no Estado da Bahia, da Fundação Central de Alimentos da AF, Sebrae, Cooperativa Central de Laticínios da Bahia (CCLB), Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (Ascoob) e Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) se reuniram na Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana na última sexta-feira (20). O evento também contou com a presença da secretária da Casa Civil, Eva Chiavon.
Os participantes discutiram sobre a Bahia ser uma referência no Brasil em relação ao incentivo às cooperativas e aos agricultores familiares. Também foram abordadas estratégias que já vem sendo utilizadas pelo Governo do Estado da Bahia para captar recursos, aperfeiçoar a comercialização destes produtos e garantir a qualidade da produção através de um selo identificador para atestar a origem da mercadoria.
Avanços
A Bahia teve um aumento significativo no número de agricultores familiares cadastrados, que passou de 80.000, em 2005, para 320.000, em 2010. O presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, Emerson Leal, ressaltou que o incentivo ao agricultor ajudou na retirada dos juros, o perdão das dívidas em até R$ 10.000,00, além do desconto de até 85% para a quitação de débitos e assistência técnica e inserção de tecnologia de ponta com o programa Mais Alimentos.
A secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, falou aos presentes de sua satisfação com os avanços do agronegócio na Bahia e sobre a instalação de um escritório baiano de agropecuária em Pequim, na China, que dá projeção ao trabalho realizado pelos agricultores baianos.
Na ocasião, foi fundada a Central de Alimentos da Agricultura Familiar, que em parceria com as cooperativas e os órgãos de apoio ao agricultor irá abrir caminhos para uma Bahia com agricultura de excelência.
23
Ago