Por conta do mau tempo, Presidente Lula não pôde participar da cerimônia que teve a participação do secretário Saúde Jorge Solla
Foi inaugurado na tarde desta quinta (26), em Feira de Santana, o Hospital Estadual da Criança (HEC). O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, participou da cerimônia. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que participaria da inauguração, tentou se deslocar para o município, mas desistiu em decorrência do mau tempo. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foi representado pelo assessor especial do Ministério da Saúde, Adson França.
Na inauguração, estiveram presentes: o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla; Adilson Franca, assessor do Ministro da Saúde José Gomes Temporão; Feliciano Monteiro, secretário de Estudos de Ciência e Tecnologia; o prefeito Tarcízio Pimenta; Elmo Vaz, diretor da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB); Edilma Reis, diretora técnica do HEC; André Guanaes, diretor do Instituto Sócrates Guanaes, responsável pela administração do hospital, entre outras autoridades.
Segundo Solla, o novo equipamento, voltado exclusivamente para crianças, vai contribuir para descentralizar o atendimento na região. "Aqui vão ser oferecidos serviços de emergência, cirurgia, entre outros, dentro de um processo progressivo de atendimento. Tudo isso para descentralizar e regionalizar a saúde, já que Feira de Santana é um eixo rodoviário central".
O HEC vai começar o atendimento à população na manhã desta sexta-feira (27), com procedimentos de média e alta complexidade nas especialidades de traumato-ortopedia, pneumologia, nefrologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, queimados, cirurgia geral, clínica pediátrica, UTI pediátrica geral e cardiológica, unidade semi-intensiva pediátrica, atendimento às urgências e emergências clínicas, cirúrgicas e traumato-ortopédicas.
O hospital, que tem sete pavimentos climatizados nos 16,2 mil metros quadrados de área construída, conta com equipamentos para a realização de exames como endoscopia, tomografia computadorizada, ultrassonografia e radiografia. Além dos leitos, possui brinquedoteca, espaço para acompanhantes, salas e alojamentos destinados aos estudantes da área de saúde e um heliporto.
Salvador
A partir das 17h, o presidente Lula estará no Palácio Rio Branco, em Salvador, onde assina os contratos do Projeto de Mobilidade Urbana, do Programa Minha Casa, Minha Vida e a autorização do edital de licitação para duplicação da BR-101, no subtrecho da divisa entre Sergipe e Bahia, entroncamento com a BR-324 (Feira de Santana). O ato contará também com a presença do ministro das Cidades, Márcio Fortes, e do vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda.
O Projeto de Mobilidade Urbana para a Copa de 2014 se destina à construção de corredor exclusivo para ônibus, ligando o Aeroporto Internacional de Salvador ao acesso norte da cidade, com previsão de integração com o Metrô, cujo valor de investimento é da ordem de R$ 570.316 milhões. As obras começarão no início de 2011 e a previsão é que sejam concluídas em 2013.
Já o Projeto Minha Casa, Minha Vida vai contratar 1.046 unidades habitacionais para Salvador, São Francisco do Conde e Santo Antônio de Jesus. Todos os imóveis terão dois quartos, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em uma área de aproximadamente 44 metros quadrados, com investimento total de R$ 46,61 milhões.
Confira aqui mais fotos da inauguração.
26
Ago