A verba para a construção do atracadouro é de R$ 8 milhões, da parceria entre a Prefeitura de Vera Cruz e o Governo do Estado
A construção de um novo atracadouro na localidade de Mar Grande,
Um novo atracadouro, reivindicação antiga da população, vai evitar que as embarcações dependam das condições de maré para atracar, como ocorre atualmente. A travessia Salvador-Mar Grande é realizada por 14 lanchas e existe há mais de 50 anos. Quando a maré está baixa, as embarcações de baixo calado não conseguem atracar, por isso, é necessário um intervalo de até duas horas para o embarque dos passageiros, quando não ocorre interrupção do serviço.
Com o problema, moradores e turistas têm o desconforto de cancelar a travessia. “Moro aqui e sei como é um transtorno quando as lanchas param a travessia porque não conseguem atracar”, lamentou a professora Geísa Garcia, de 37 anos. A travessia pelas lanchas, que saem de meia em meia hora, é feita em até 40 minutos.
As lanchas transportam, em média, quatro mil passageiros por dia. Este número pode chegar a dez mil na alta estação. Para os estudantes e trabalhadores que dependem da travessia diariamente, o novo atracadouro será a solução de um problema: os atrasos na chegada na sala de aula ou na empresa.
“Chego aqui no atracadouro e não tem travessia. Aí tenho que pegar um transporte alternativo para ir a Bom Despacho e de lá atravessar pelo ferry-boat, que leva uma hora para chegar
Mudança - Embora alguns comerciantes estejam contra a mudança do local do atracadouro de Mar Grande para a Barra do Jaburu, cujo canal possui maior profundidade, evitando as interrupções da travessia por conta da maré, o comércio
O prefeito do município, Antônio Magno Souza, colocou Vera Cruz na lista da Fifa para hospedar uma das seleções da Copa de 2014. “Com o novo atracadouro e os grandes hotéis, temos ótimas condições de hospedar uma seleção na Copa. È o primeiro passo para colocar Vera Cruz na linha de frente como espaço turístico para ser explorado”, espera o prefeito.
O projeto prevê a urbanização da praça local; a melhoria do estacionamento de veículos e do tráfego na Praça do Duro, que terá nova via de acesso; implantação de jardins e deck.