Mais antiga fanfarra da rede estadual de ensino, Fanicéia reúne gerações para comemorar seus 60 anos de existência
Reconhecendo as fanfarras como um recurso socioeducativo e de socialização nas escolas, o mandato do deputado estadual Zé Neto prestigiou na noite deste sábado (04), a solenidade de comemoração aos 60 anos da fanfarra do Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA). A Fanicéia, como é conhecida, é a fanfarra mais antiga da rede estadual de ensino e conta hoje com a participação de 82 integrantes.
Um misto de alegria, satisfação e, sobretudo, muita emoção, marcou o evento que reuniu diretores, alunos, professores e ex-integrantes. Impossibilitado de comparecer devido aos compromissos legislativos, o deputado Zé Neto - que tem acompanhado as discussões junto às secretarias estaduais de cultura e de educação com o intuito de criar mecanismos de apoio ao movimento de fanfarras da Bahia. -, encaminhou membros de suas assessorias de comunicação e institucional para prestigiar a solenidade.
“Esse é um momento não só de comemoração, mas de revitalização da nossa fanfarra. Ver o reconhecimento de nosso trabalho é gratificante, estou emocionada”, declarou a presidente Fanicéia, Noélia Marcelina Félix.
A frente dos trabalhos há 10 anos, Noélia ressaltou a importância de cada integrante e homenageou aqueles que considera seus filhos, os chamados “resgates”. “São ex-usuários de drogas e ex-pichadores de rua que, com o apoio do trabalho pedagógico e educacional da Fanicéia, hoje são pais e mães de família, pessoas de bem”, explicou orgulhosa.
Responsável pelo pelotão cívico, linha de frente da fanfarra, Paulo Passos também não escondeu sua satisfação. “Estou muito feliz em estar aqui, acompanhando esse trabalho tão lindo. É Emocionante de verdade fazer parte da família Fanicéia”, comentou.
De acordo com Edmilson Castro de Oliveira, presidente da Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFAB), graças ao empenho do Governo do Estado, a atividade tem sido valorizada por meio do projeto “Fanfarras Escolares no Compasso da Juventude”. A ação é feita através da Secretaria Estadual de Educação (SEC), e visa promover o aprendizado musical e estimular a integração sadia de jovens que se encontram em situação de risco social.
“O Governo da Bahia entregou módulos para implantação de fanfarras e novos equipamentos para revigorar os grupos já existentes. Cada módulo é composto por 49 instrumentos, incluindo bumbos, caixas, congas, cornetas, cornetões, bombardinos, meia-lua de pandeiro, surdos, pratos e timbaus”, explicou.
Atuação - O caráter educacional e a relevância social desta atividade, que incentiva os estudantes através da interdisciplinaridade entre a prática musical e o aprendizado das disciplinas curriculares, tem sido uma das principais bandeiras de luta do mandato de Zé Neto.
O deputado está articulado com as fanfarras na luta por políticas públicas para o segmento. O objetivo é avançar na organização e garantir a implementação das principais bandeiras do movimento, como editais públicos, regulamentação da função dos instrutores (regentes) de fanfarras, casa das fanfarras, entre outras.
Além disso, Zé Neto é autor do Projeto de Lei nº 18.677/2010, que institui o dia 28 de novembro como Dia Estadual das Fanfarras na Bahia.
Clique aqui e confira as fotos da solenidade.