Pequenos agricultores da região de Feira de Santana contam com local reservado para apresentar e comercializar sua produção
Artesanatos com argila, pinturas em tecidos, produtos de beleza fabricados com plantas nativas e comidas típicas são algumas das atividades apresentadas e comercializadas por agricultores familiares da região de Feira de Santana no Espaço do Agricultor Familiar, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), durante a 35º Exposição de Feira de Santana. O evento começou no dia 5 e prossegue até o próximo domingo (12), no parque de exposições do município.
O objetivo do espaço, que ocupa uma área de 324 metros quadrados, é situar e facilitar a compreensão do agricultor quanto às tecnologias desenvolvidas para atender às suas necessidades no campo, e também servir de referência para apresentação de produtos fabricados nas comunidades, tribos indígenas e assentamentos.
De acordo com a fabricante e comerciante de produtos de beleza, Linda Amaral, do assentamento de Bela Vista, município de Santo Amaro, seu rendimento chega R$ 1 mil por mês, porém, em menos de uma semana, expondo seus produtos no Espaço do Agricultor Familiar, esse valor já foi superado.
O agricultor familiar do povoado de Matinha (Feira de Santana), José Lino, gostou do curso de artesanato em argila e a facilidade de construção de equipamentos para sucção de água de poços e cisternas, a exemplo da bomba- rosário, que utiliza roda de bicicleta e barbante para o seu funcionamento.
Além do local reservado para comercialização, o espaço conta com uma área para demonstração de alternativas alimentares para animal e de convivência com a seca, canteiros com tecnologias para culturas diversas como irrigação de horta doméstica, e uma área com baias, onde são mostrados animais de tração, caprinos, ovinos e um galinheiro demonstrando a criação de galinha caipira. Técnicos da EBDA estão de plantão permanente na feira para dar informações e esclarecer dúvidas.