Recadastramento deve ser feito até o dia 30 de setembro; Deputado Zé Neto trabalha pela organização e fortalecimento das fanfarras na Bahia
A fim de acompanhar o processo de implementação e suplementação das fanfarras escolares, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) está realizando o recadastramento dos grupos. De acordo com a coordenadora de articulação escola e comunidade, Naynara Tavares, "o recadastramento é obrigatório" e deve ser feito até o próximo dia 30 de setembro. Resultado da luta do deputado estadual Zé Neto em favor do segmento, o recadastramento criará banco de dados específico, possibilitando uma política de fomento aos grupos.
Os responsáveis pelas fanfarras nas unidades escolares precisam preencher uma planilha de diagnóstico, que está disponível no Portal da Educação. Depois de preenchida, a planilha deve ser enviada por e-mail para o endereço eletrônico fanfarrasescolares@sec.ba.gov.br.
Zé Neto trabalha pelas fanfarras
O caráter educacional e a relevância social desta atividade, que incentiva os estudantes através da interdisciplinaridade entre a prática musical e o aprendizado das disciplinas curriculares, tem sido uma das principais bandeiras de luta do mandato de Zé Neto.
O parlamentar e seus assessores estão articulados com as fanfarras na Bahia, em parceria com a Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia (Licbamba), a Federação das Fanfarras da Bahia (FBF/Ba) e a Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFAB), lutando por políticas públicas para o segmento. Dentre os objetivos de sua atuação em favor das fanfarras estão garantir a implementação da regulamentação da função dos instrutores (regentes) e a casa das fanfarras.
Além disso, Zé Neto realizou recentemente o Encontro Estadual de Fanfarras, que reuniu centenas de pessoas na Assembleia Legislativa para discutir a situação dos grupos na rede estadual de ensino, e é autor do Projeto de Lei nº 18.677/2010, que institui o dia 28 de novembro como Dia Estadual das Fanfarras na Bahia.
Fanfarras Escolares no Compasso da Juventude
A política de fanfarras está intimamente relacionada às políticas de juventude, de prevenção às drogas e de estímulo à criatividade. O Projeto Fanfarras Escolares no Compasso da Juventude nasceu como uma estratégia de disseminação da cultura musical e de aproximação entre a escola e a comunidade, contribuindo para a efetivação da Lei nº 11.769/2008, que inclui o ensino de atividades musicais no currículo da educação básica e também para a promoção da cultura de paz nas escolas. Um dos objetivos do projeto é promover a aquisição, manutenção, reparação e suplementação dos instrumentos musicais que compõem as fanfarras.