Durante toda a manhã desta terça-feira, 2 de outubro, o secretário da Fazenda, Carlos Martins, esteve na Assembléia Legislativa mostrando a avaliação das metas fiscais referente ao 2º quadrimestre de 2007, em audiência pública exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A audiência, conduzida pelo presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, Arthur Maia, reuniu deputados, assessores parlamentares e sociedade civil, para expor o desempenho da execução orçamentária e financeira, além da avaliação e cumprimento das metas fiscais.
Segundo Carlos Martins, o Estado ivestiu cerca de R$ 820 milhões em ações e serviços de saúde neste 2º quadrimestre, ou seja, pela primeira vez na Bahia em tão poco tempo, houve um aumento dos investimentos em mais de 12 por cento da Receita Líquida de Impostos e Transferências. Os gastos com saúde foram de 12,03 por cento contra um percentual de 11,60 por cento do mesmo período do ano passado.
De acordo com os dados apresentados, o Estado tem se destacado em várias áreas. O secretário explica que a dívida consolidada líquida e a receita corrente líquida, que no final de 2006 era de 1,02 e caiu para 0,90, menos da metade do limite máximo permitido pela lei que é de 2,0. Além disso, os investimentos em educação cresceram cerca de 11,51 por cento com relação ao ano anterior.
O deputado estadual Zé Neto, que esteve na audiência, diz que este é um novo tempo onde a transparência, eficiência e zelo pelo bem público são demonstrados em atitudes como a do secretário da Fazenda. “O secretário veio à Assembléia Legislativa mostrar que depois de 16 anos a Bahia passa a ter sua administração bem planejada, vivendo como nunca os ares da democracia e do governo republicano instituido pelo governador Wagner. Cada dia sinto mais segurança positiva de que estamos construindo uma nova Bahia para nossa gente”, comenta.
Dados como receitas, despesas e dívida pública, além de outras informações, estão disponíveis na internet atravé do site: www.sefaz.ba.gov.br.