Evento, que tem discussões voltadas para o mercado e a produtividade, acontece na capital baiana nesta segunda e terça-feira, 13 e 14 de setembro
Com discussões voltadas para o mercado e a produtividade, o Terceiro Simpósio Regional de Avicultura e Suinocultura teve início nesta segunda-feira (13), devendo estender-se até esta terça-feira (14), no Pestana Bahia Hotel, capital baiana.
Na manhã desta segunda-feira (13), o deputado estadual Zé Neto abriu a mesa de debates, juntamente com Francisco Turra, presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef); Otávio Carvalho, presidente de honra da Associação Baiana de Avicultura (ABA); Fabiano Coser, diretor executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suíno (ABCS); Marcelo Plácido Corrêa, presidente ABA; Eduardo Salles, secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia; Edival Passos, Superintendente do Sebrae (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário) Bahia, dentre outras autoridades.
Durante o dia, temas como Avicultura de Corte e Postura, Alternativas para a Substituição de Antibióticos, Manejo Nutricional de Porcas Gestantes, Suplementação de Metionina e seu Impacto no Custo das Rações e o Programa de Descentralização Estadual de Abatedouros de Frango compuseram a pauta de discussões. Sanidade e desenvolvimento da produção de aves e suínos na Bahia também foram alvos de discussão.
“Juntos pensamos as Câmaras Técnicas e é nesse momento que a gente analisa o cenário e busca resposta concreta para aqueles que precisam delas. Pensamos em questões como logística, ampliação de produção e consumo. As Câmaras estão dando o tom do que está por vir e esta articulação entre as secretarias e entidades estaduais, articuladas com os governos federal e municipal, aponta para a ampliação das possibilidades de alcançarmos com celeridade aquilo que queremos, que é, principalmente, continuar desenvolvendo o interior da Bahia. O que precisamos é continuar abraçando e ampliando a organização dos pequenos produtores e os mecanismos de crescimento da produção e as possibilidades de consumo”, pontuou o deputado estadual Zé Neto, que tem sido enfático no sentido de organizar a produção dos pequenos empreendedores, incentivando a criação de cooperativas, a compra institucionalizada do que é produzido na agricultura familiar e está integrado nos fóruns de discussão das Cadeias Produtivas do Leite, Frango e Sisal.
Participaram do evento associações, secretários de estado, pesquisadores, estudantes, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), do Banco da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), além de representantes de empresas do ramo da alimentação humana, como a Ajinomoto, e animal, como a Alltech, a Formilvet e a Aviagen.
Ainda foi anunciado que, em 2011, será realizado, na capital baiana, o Congresso Nacional de Avicultura e Suinocultura.
Clique aqui e confira imagens do evento.