Deputado Zé Neto tem acompanhado as discussões e buscado a viabilização dos investimentos
Com o objetivo de diversificar sua linha de produtos, a Valedourado amplia seus negócios com a entrada de um novo segmento, a fabricação de chocolates, na Bahia. A idéia é ampliar seu mix de produtos para mais de 50 itens. A respeito deste tema foi realizada, nesta quarta-feira (15), uma reunião com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, o deputado estadual Zé Neto e representantes da empresa.
Na pauta do encontro, que aconteceu na sede da SICM, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, também esteve presente o incentivo do Governo Estadual para a produção de chocolate.
“Estamos dialogando com os pequenos produtores de leite, buscando viabilizar a compra institucionalizada da matéria-prima e de seus derivados, e com os grandes empresários, como a Valedourado. O queremos é canalizar energia para alcançarmos a auto-suficiência do setor lácteo baiano”, observou Zé Neto, que tem acompanhado as discussões através da Câmara Setorial do Leite, fórum organizacional e permanente criado pela Secretaria da Agricultura, Reforma Agrária e Irrigação (Seagri) que busca aumentar a eficiência da cadeia produtiva do leite e a eficácia das políticas públicas voltadas para este segmento no Estado.
De acordo com o presidente da Valedourado, Ricardo de Souza Leão Sampaio, a empresa tem interesse de crescer na Bahia. “O governo baiano mudou e agora o mercado está em expansão. Este estado tem tudo para continuar crescendo por isso vamos fortalecer o que queremos, que é produzir e vender o chocolate, o suco, o creme de leite, o iogurte. Assim ganharemos com o crescimento do estado”, disse Ricardo de Souza, ao solicitar apoio do estado nesta etapa de ampliação da diversificação da linha de produtos da empresa, o que também significará o aumento de postos de emprego no estado.
”Nosso objetivo é ter equilíbrio de operação, por isso estamos partindo para o chocolate a fim de compensar a oscilação de commodities e podermos acompanhar o crescimento do mercado. Já industrializamos 400 mil litros de leite por dia e nossa meta é continuar crescendo”, pontuou o vice-presidente da empresa, Frederico Sampaio.
A Valedourado já está analisando a viabilidade técnica para implantação de unidades da empresa em regiões como Ipirá, Paraguassú, Teixeira de Freitas e Itabuna. “Nosso desafio maior é a matéria-prima, que compramos de produtores”, observou Frederico.
“Nós, do governo, estamos a disposição e Zé Neto é uma pessoa que tem a capacidade de debater e cumprir os compromissos já que entende a fundo o assunto. Esta reunião foi importante para termos uma compreensão geral a fim de que possamos acompanhar a situação com maior clareza do que se trata. Se continuarmos crescendo como estamos hoje, iremos crescer 8% só neste ano e, se isso acontecer, os investimentos de vocês (Valedourado) terão excelentes retornos”, avaliou o secretário James Correia.
A Valedourado deve apresentar um projeto de produção, com plano até 2015, à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), estando agora em período de revisão de informações que serão encaminhadas à SICM após receberem adequação da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).
O chefe de gabinete da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), Luiz Gonzaga, também participou das discussões.
Clique aqui e confira imagens da reunião.