Hospital do Subrbio registra primeira doao de rgos

Atitude de solidariedade da família da doadora possibilitou que várias vidas fossem salvas

Em uma semana de funcionamento, o Hospital do Subúrbio (HS), unidade da rede estadual de saúde, conseguiu, na noite de segunda-feira (20), a primeira doação de múltiplos órgãos, ampliando para 36 o número de doações registradas este ano. A doadora, de 32 anos, foi vítima de acidente vascular cerebral (AVC).
Segundo a diretora do HS, Lícia Cavalcante, a equipe não teve dificuldade para obter a autorização. “Demonstrou estar preparada para a abordagem junto à família e conduzir todo o processo destinado ao diagnóstico de morte encefálica e manutenção do paciente doador, até a captação dos órgãos”. Ela explicou sobre a intenção de montar e manter as equipes de profissionais do Hospital do Subúrbio voltadas para a prática da Medicina social, e adiantou que ainda este mês deverá ser instalada a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), formalizando a instituição como entidade de captação.
Para o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Eraldo Moura, a doação evidenciou “o empenho da diretoria e da equipe médica da unidade hospitalar e o seu comprometimento com a saúde da população”. Ele ressaltou também a atitude de solidariedade da família da doadora, que possibilitou que várias vidas fossem salvas. Como avaliou, a Bahia ainda registra um elevado índice de negativa familiar - mais de 50% das famílias de potenciais doadores não autorizam a doação -, sendo esse um dos maiores obstáculos para a ampliação do número de transplantes no estado.
Interiorização
Na próxima quinta-feira (23), Eraldo Moura visitará os municípios de Ilhéus e Itabuna, continuando com o processo de interiorização das atividades de doação e transplante de órgãos. Em Itabuna, entre os assuntos que serão abordados pelo médico estão o recredenciamento do Hospital Calixto Midlej, da Santa Casa de Misericórdia, para realizar transplante renal, e a implantação de um banco de tecido ocular humano (córnea). Na cidade, dois serviços foram recentemente credenciados para transplante de córnea - o Day Horc e o Hospital Beira Rio.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323