Ato marcou o encerramento da IV Romaria dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, realizada entre 17 e 19 de setembro
Na manhã deste domingo (19), nem mesmo o calor e o sol forte impediram que Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) realizassem uma verdadeira manifestação de fé e devoção que marcou o encerramento da IV Romaria da categoria no município de Bom Jesus da Lapa.
O deputado estadual Zé Neto, um dos principais defensores dos direitos dos Agentes em toda a Bahia, participou do ato religioso e caminhou ao lado de centenas de ACS e ACE em direção ao Santuário do Bom Jesus. Durante o percurso, cânticos católicos e orações foram entoados até a entrada principal do Morro do Bom Jesus, monumento natural de 90 metros de altura e 2.000 metros de diâmetro, cujo interior concentra seis grutas decoradas com imagens sacras que detalham o calvário de Jesus Cristo.
Uma missa solene foi celebrada e, em seguida, cumprindo a antiga tradição, Zé Neto acendeu uma vela sob os pés das imagens do menino Bom Jesus e de Nossa Senhora da Soledade para agradecer as graças alcançadas e pedir proteção.
“Essa romaria expressa muito a fé que o Agente de Saúde tem no coração e no seu afazer com o outro. Que eles possam realizá-la a cada ano com mais força, e não apenas aqui em Bom Jesus da Lapa, mas em todas as casas da Bahia e do Brasil, levando o bem, levando amor, saúde e, acima de tudo, levando o discernimento com a coisa pública e com o trato com a pessoa humana. Vamos avante e que nossa luta cresça a cada dia e que os Agentes consigam a dignidade, o respeito e o caminho do reconhecimento para que a profissão seja valorizada por todos desse país”, declarou Zé Neto.
Histórico - Distante 777 km de Salvador, o santuário de Bom Jesus da Lapa é conhecida como o terceiro maior destino de peregrinação católica do país, atrás de Juazeiro do Norte (CE) e Aparecida do Norte (SP). O santuário tem uma programação de romarias entre julho e novembro, período em que pessoas vindas principalmente do interior baiano e de estados vizinhos, como Goiás e Minas Gerais, movimentam a economia local, que tem no turismo religioso uma de suas principais fontes de geração de empregos e renda.
Durante o ano, mais de 1,2 milhão de devotos passam pelo santuário, construído nas grutas de pedra calcária. As peregrinações na gruta do Bom Jesus tiveram início há mais de 300 anos, depois que o ourives português Francisco de Mendonça Mar - que caminhou de Salvador até a margem do São Francisco com as imagens do Bom Jesus e Nossa Senhora da Soledade - descobriu a gruta onde fez moradia e iniciou a catequização.
Clique aqui e confira as fotos Romaria.
ORAÇÃO DO AGENTE DE SAÚDE
Acalma meu passo, apressado, ó Senhor,
torna-me um instrumento mais
eficaz da tua misericórdia.
Abençoa a minha mente para que
eu não seja indiferente ou insensível, mas
esteja atento às necessidades do irmão que sofre.
Abençoa meus olhos para que estejam
abertos para reconhecer o teu rosto no
rosto de cada doente, leva-me a descobrir
a luz e os tesouros interiores de cada um.
Abençoa meus ouvidos para que acolham as
vozes dos que pedem para serem escutados e
respondam as mensagens dos que não sabem expressar-se.
Abençoa minhas mãos para que não permaneçam
fechadas e indiferentes, mas transmitam calor e
proximidade a quem precisa de uma presença amiga.
Abençoa os meus lábios para que não
pronunciem frases feitas de palavras vazias,
mas transmitam compreensão e carinho de um coração que ama.
Abençoa meus pés, ó Senhor, para que possam
deixar rastros de minha passagem por este mundo.
Dá-me o dom de promover o diálogo silencioso
do doente contigo.
Amém