Número de leitos na Bahia aumentou 3,4%, crescimento superior à média nacional, que foi 1,9%, e da maioria dos estados
O secretário estadual de Saúde (SESAB), Jorge Solla, afirmou nesta quarta-feira (22), que, ao contrário do que tem sido divulgado nos meios midiáticos, o número de leitos hospitalares aumentou 3,4% na Bahia nos últimos três anos e meio, com relação ao encontrado em dezembro de 2006.
"Esse crescimento é superior à média nacional, que foi 1,9%, e da maioria dos estados da Federação. Temos hoje na Bahia 38,4 mil leitos contra os 37,1 mil que havia; foi o quarto maior aumento absoluto no número de leitos hospitalares do SUS no país e o segundo no Nordeste", declarou.
Para Solla, a informação errada, que foi veiculada, pode ser conseqüência do fato de que a partir de janeiro de 2010 os dados referentes aos leitos classificados como complementares terem sido retirados da consulta geral no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), passando a constituir uma consulta específica. "Quem divulgou não sabia disso, ou não teve o devido cuidado ao fazer a consulta", disse ele, informando também que oito estados, entre eles Minas Gerais, tiveram redução de leitos pelo SUS.
Solla disse ainda que ao se analisar separadamente os leitos de observação e de urgência/emergência, há um crescimento na Bahia de 41,5% e de 30,1%, respectivamente, o que é o terceiro maior incremento para esses tipos de leitos em todo o país e o maior do Nordeste.
Confira o artigo "Leitos hospitalares na Bahia", de Jorge Solla.