Previsão é que a unidade, primeiro Centro de Oncologia da região Norte da Bahia, atenda a 400 pacientes por mês, de 55 municípios
A professora aposentada Maria de Fátima Costa, 57 anos, há dez anos faz tratamento de câncer renal. Ao longo deste tempo, foi submetida a três cirurgias para retirada de tumores e do rim direito. Atualmente, Maria faz imunoterapia três vezes por semana e sempre sendo atendida em Petrolina, Pernambuco. Agora, a aposentada é uma das pacientes do Centro de Oncologia de Juazeiro, inaugurado nesta quinta-feira (23).
“Vai facilitar muito o meu tratamento. Mesmo tendo carro, eu sentia um pouco de dificuldade para ir até Petrolina. Esta doença não é fácil. Ficamos debilitados e quanto mais facilidades tivermos para nos tratar, melhor”, conta.
Este é o primeiro Centro de Oncologia da região Norte da Bahia e vai funcionar no Hospital Regional de Juazeiro. Inicialmente, a unidade vai oferecer tratamento quimioterápico e imunoterapia, além de realizar cirurgias oncológicas. A previsão é que a unidade atenda a 400 pacientes por mês, de 55 municípios, sendo 28 baianos e 27 pernambucanos.
O responsável técnico do Centro de Oncologia, Rodrigo Pinto, explica que o objetivo principal é atender pessoas com câncer que estejam sendo tratadas em Salvador, Petrolina e Recife. Ele afirma que está sendo realizado um levantamento para identificar as patologias e o tipo de câncer dos pacientes.
No total, a unidade de oncologia oferece tratamento em 19 especialidades, entre estas, urologia, mastologia, otorrinolaringologia e proctologia. Para as cirurgias oncológicas, serão disponibilizados dez leitos e mais dez para oncologia clínica. Todos no Hospital Regional.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, o centro também passará a atender radioterapia. Para isso, já foi feito um projeto para a ampliação da unidade. De acordo com o secretário, o Governo do Estado está descentralizando os serviços de oncologia a fim de desafogar as unidades de Salvador e facilitar o acesso da população que necessita deste tipo de tratamento.
No total, cinco municípios baianos já contam com Centros de Oncologia: Barreiras, Vitória da Conquista, Itabuna, Feira de Santana e Juazeiro.