Governo volta a se reunir com representantes de cooperativas de leite

Discussões, acompanhadas pelo mandato de Zé Neto, referiram-se ao pagamento de dívidas contraídas pelas cooperativas de leite

Com o objetivo de buscar meios para viabilizar o pagamento das dívidas das cooperativas de leite que desde o ano de 2008 estão em inadimplência com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), cooperados, representantes de cooperativas e do Governo do Estado reuniram-se,  nesta quarta-feira (29) na sede da Conab, localizada na Avenida ACM, em Salvador.
De acordo com Rose Pondé, superintendente da Conab na Bahia, a instituição ficou em prejuízo social e financeiro. Social porque a compra direta foi prejudicada, já que comunidades quilombolas e abalados pelas enchentes, por exemplo, deixaram de ser atendidos através da entrega das 140 toneladas de leite em pó, que deveria já ter sido repassada pelas cooperativas para a Companhia no âmbito estadual, e 34 outras toneladas, que deveriam ser repassadas para a  Companhia Nacional. A entrega seria feita através da Cooperativa Central de Laticínios da Bahia (CCLB), responsável por processar a matéria-prima transformando-a em leite em pó.
“Primeiro precisamos conversar na base para organizar a produção, o preço inicial e final do produto para garantir os custos e a produtividade”, sugeriu Nereide Coelho, representante da cooperativa de Pintadas.
Em resposta, a superintendente disse que Suaf, Conab e Casa Civil Estadual estão dialogando a fim de buscar meios para suavizar os débitos das cooperativas, como a de Itanhém e a de Ipirá,  inadimplentes desde 2008, dentro dos parâmetros da legalidade, de acordo com as  políticas fiscais e tetos de investimento para cada uma das cadeias produtivas a fim de que haja equilíbrio no abastecimento. A meta da Conab é contribuir para a regularidade do abastecimento e garantia de renda ao produtor rural, participando da formulação e execução de políticas agrícolas e de abastecimento.
“Vamos tentar junto à Casa Civil e a Conab nacional a prorrogação da dívida baseada em uma proposta razoável para ambas as partes, mas o desembolso dos incentivos acontecerá na medida em que as cooperativas efetuarem o pagamento das dívidas já vencidas. Estamos aqui apoiando vocês para que a produção e o abastecimento seja fortalecido. Nosso diálogo é no sentido de construir. Não desistam de lutar pelo restabelecimento das cooperativas dentro da legalidade ”, disse Rose.
Segundo o superintendente da SUAF (Superintendência de Agricultura Familiar), ligada a  Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri), Wilson Dias, o Governo do Estado já está preparando o planejamento para a cadeia com o objetivo é equilibrar a sazonalidade da produção e, consequentemente ampliar as possibilidades de equilibrio na produção e nos lucros, o que facilitará a realização do pagamento.
“Estamos fazendo o que deveria ter sido feito há muito tempo integrando os atores a fim de que as coisas fiquem bem acertadas. Se o que estamos projetando não fosse positivo para os atores envolvidos e para o setor não fosse promissor não me colocaria à disposição para mediar o diálogo entre a Secretaria de Agricultura e os cooperados. Nossa maior preocupação agora é que essas cooperativas consigam quitar seus débitos para que nenhuma delas precise fechar as portas”, afirmou o superintendente.
Impossibilitado de comparecer devido a compromissos previamente agendados, o deputado estadual Zé Neto, que tem buscado a organização dos  pequenos produtores e o fortalecimento desta cadeia produtiva, encaminhou representantes de seu mandato para acompanhar as discussões.
“Graças a Deus podemos contar com o apóio de Zé Neto, que nos colocou embaixo do braço, e Wilson, que também está nos acompanhando”, declarou Geanpiero Libório, presidente da Cooperativa Central de Laticínios da Bahia (CCLB).
Presentes – Além de representantes do mandato de Zé Neto, de Wilson Dias (Suaf) e Rose Pondé (Conab), Jeandro Cavalcantti (Suaf),  José Antônio e Gianpiero Libório (CCLB) e representantes de cooperativas dos municípios de Baixa Grande, Itanhém, Pintadas, Marcionílio Souza, Capela do Alto Alegre, Queimadas, Ipirá e Teodoro Sampaio, também participaram das discussões.
Clique aqui e confira imagens da reunião.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323