Objetivo foi buscar meios para viabilizar o pagamento das dívidas das cooperativas de leite que estão em situação de inadimplência junto à Conab desde 2008
Na última sexta-feira (24), com o objetivo de buscar meios para viabilizar o pagamento das dívidas das cooperativas de leite que desde o ano de 2008 estão em inadimplência com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), cooperados, representantes de cooperativas e do Governo do Estado reuniram-se na sede da CCLB (Cooperativa Central de Laticínios da Bahia), localizada no Centro Industrial do Subaé (CIS), em Feira de Santana.
Impossibilitado de comparecer devido a compromissos previamente agendados, o deputado estadual Zé Neto, que tem buscado a organização dos pequenos produtores e o fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite, encaminhou representantes de seu mandato para acompanhar as discussões.
Na oportunidade, os representantes de cooperativas, juntamente com a CCLB, buscaram caminhos para solucionar o impasse no tocante a dívida, além de discutir a regularização das documentações ainda pendentes. A compra institucional dos produtos da agricultura familiar também esteve na pauta da reunião, que contou com a presença de oito cooperativas. Entre as propostas apresentadas estiveram o pedido de um prazo junto à Conab e a Casa Civil Estadual para a efetuação do pagamento e a divisão do valor da dívida entre os cooperados.
Zé Neto, que trabalhou também para elaborar a marca “Leite Bahia”, iniciativa que prevê a compra institucional da produção de leite pela Empresa Baiana de Alimentos (EBAL), vem lutando junto com as cooperativas para que a produção do leite e de seus derivados na Bahia, que tem o maior rebanho do país, possa aumentar sua produtividade e continuar gerando emprego e renda para o homem do campo.