Além do acervo permanente, os visitantes poderão apreciar duas outras exposições temporárias: Santana e Teus Heróis, Meus Heróis
O Museu de Arte da Bahia (MAB) vai funcionar na próxima terça-feira (12). Ele vai estar aberto das 14h30 às 18h30, e, além do seu acervo permanente, exposto no segundo pavimento do majestoso casarão do Corredor da Vitória, o visitante poderá conhecer duas outras exposições temporárias.
A primeira delas é Santana – Imagens Seculares e Uma História com Novos Olhares, que reúne diferentes concepções da imagem de Nossa Senhora Sant’Ana, com trabalhos de 39 artistas baianos, com curadoria do arquiteto e artista plástico Luís Humberto Carvalho. O dinheiro arrecadado com a venda das peças será usado no restauro do acervo sacro da Igreja do Santíssimo Sacramento e Santana, localizada no bairro de Nazaré, que completou 250 anos em 26 de julho.
Uma mostra conjunta a esta, com curadoria da diretora do museu, Sylvia Athayde, é a de belas e significativas representações escultóricas de Santana, produzidas na Bahia entre os séculos 18 e 19, provenientes de museus, igrejas e coleções particulares.
A outra exposição que pode ser vista no MAB neste feriado é Teus Heróis, Meus Heróis, do artista plástico alemão Martin Hening. O expressionismo sóbrio, vigoroso, de pinceladas largas e intensas que caracterizam a pintura do artista está presente em 26 telas a óleo. Dotado de um espírito forte, marcado, sobretudo, por um sentido solidamente desenvolvido da cor e da forma, ele apresenta suas pinturas pela primeira vez na Bahia. São cabeças e rostos, em diferentes expressões, construídos essencialmente pela cor, com forte ênfase no olhar.