Ação visa garantir a participação dos povos e comunidades quilombolas nos programas e ações de inclusão social do governo federal
Líderes comunitários, secretários de Assistência Social e gestores serão capacitados na Oficina de Planejamento para Inclusão das Famílias Quilombolas no CadÚnico, que acontece na segunda-feira (25), por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). O evento será realizado das 8 às 18h, no auditório do Centro Social de Simões Filho (antigo Marta Alencar), que fica na rua Engenheiro Walter Aragão de Souza, no centro da cidade de Simões Filho.
A ação visa garantir a participação dos povos e comunidades quilombolas nos programas e ações de inclusão social do governo federal e segue as diretrizes do Decreto Federal 6.040, de 2007, que assegura os recortes diferenciados voltados para os povos e comunidades tradicionais.
“Esse é um projeto-piloto que estamos colocando em prática, primeiramente, nesses 20 municípios. Se tudo correr como o previsto, vamos iniciar uma nova fase já em 2011, para atender os outros 93 municípios, que, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), precisam ampliar seus cadastros de famílias quilombolas”, afirmou o coordenador estadual Jorge Negrão.
Segundo o MDS, 113 municípios baianos possuem comunidades quilombolas, e os 20 convidados apontam para a necessidade de se ampliar os cadastros de famílias quilombolas.