Agência assegura a ampliação de mercado para os produtores e a segurança alimentar ao consumidor final com produtos saudáveis e de qualidade
A Bahia garantiu a manutenção do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab). Desta maneira, a Agência assegura a ampliação de mercado para os produtores e a segurança alimentar ao consumidor final com produtos saudáveis e de qualidade.
Uma equipe de cinco fiscais federais do Ministério da Agricultura (Mapa) realizou visitas à Adab e aos frigoríficos Monteiro Ltda., Acqua Produtos S.A e o Frigoalas, para avaliar os procedimentos do serviços de inspeção, documentos e planilhas de cada estabelecimento.
“Para conseguir a equivalência do Sisbi, a Adab realizou oficinas e treinamentos com o quadro funcional, bem como cursos em parceria com o Ministério da Agricultura, com o propósito de harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção”, informa o diretor de Inspeção da Adab, Paulo Emilio Torres. Ele ressaltou que o Sisbi abre a possibilidade de inserção dos estabelecimentos baianos nos mercados consumidores altamente competitivos nas unidades da Federação.
A Adab tem recebido muitas solicitações de indústrias baianas para ingressar neste sistema e, de acordo com Paulo Emilio, até o final de 2010, três novos estabelecimentos serão inseridos a esta nova ferramenta de inspeção, que é o Sisbi. A Bahia foi um dos três primeiros Estados, seguido de Minas Gerais e Paraná, a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Esse sistema permite aos serviços de inspeção Estadual e Municipal a equivalência com o Serviço de Inspeção Federal (S.I.F), ampliando o comércio interestadual de produtos de origem animal da Bahia nas diversas escalas de produção em todo o país.