Estimativa é que o programa Banda Larga nas Escolas beneficie mais de 50 milhões de alunos, ou seja, 86% dos estudantes brasileiros
O aprendizado dos alunos de 611 escolas da rede pública estadual ganhou mais velocidade nesta quarta-feira (27) com a assinatura de um convênio entre o governo da Bahia e a operadora de telefonia Oi. Agora, todas as unidades da rede terão internet banda larga.
O convênio dá continuidade ao programa Banda Larga nas Escolas, do Ministério da Educação e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que visa possibilitar a conexão à internet banda larga a todas as escolas públicas urbanas do país cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo o secretário de Infraestrutura, Wilson Brito, das 5.255 escolas da rede pública estadual, 4.644 já tinham internet banda larga. “A internet é mais uma ferramenta para o aprendizado dos estudantes, permitindo a interatividade e o contato com o conhecimento. Por meio da rede, os alunos terão mais facilidade e agilidade em suas pesquisas escolares, além de estarem incluídos digitalmente”.
O diretor comercial da Oi, Magno Vilas-Boas, afirmou que a empresa de telefonia disponibiliza o serviço em todas as escolas urbanas da rede pública estadual. “As concessionárias vão fornecer o modem para a instalação inicial, sem ônus para as escolas”.
Participam do convênio, entre outros municípios, Curaçá, Dário Meira, Entre Rios, Eunápolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Guaratinga, Ibirapitanga, Ilhéus, Inhambupe, Ipirá, Irajuba, Irará, Itacaré, Itagimirin, Itajuípe, Itamaraju, Itamari, Itaparica e Itaquara.
Para o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a banda larga implantada nas escolas vai contribuir com a expansão da internet no município. “Muitos dos nossos alunos não tinham acesso à rede. Agora esta ferramenta vai auxiliar professores e alunos em busca de um novo aprendizado”. A estimativa é que o programa Banda Larga nas Escolas beneficie mais de 50 milhões de alunos, ou seja, 86% dos estudantes brasileiros.