Objetivo é preservar o direito ao voto e garantir a ordem pública
Mais de 2.800 policiais, entre delegados, agentes e escrivães, além de toda a cúpula da Polícia Civil, estarão trabalhando no próximo domingo (3), dia do segundo turno das eleições para presidente da República. Todas as unidades de Salvador, da região metropolitana e do interior da Bahia estarão funcionando normalmente, exercendo as atividades de Polícia Judiciária e garantindo a tranquilidade do período eleitoral.
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva, que estará acompanhando com a sua equipe o trabalho do contingente de profissionais, a instituição atuará com base na legislação eleitoral, dando suporte ao exercício da cidadania, sempre em harmonia e de forma integrada com a Polícia Militar, juízes e promotores eleitorais.
Além das diretrizes básicas previstas na legislação em vigor, o delegado recomenda aos servidores policiais uma postura isenta, sem qualquer envolvimento partidário, pois é vedado ao policial civil assumir posições político-partidárias durante o processo eleitoral.
“A Polícia Civil estará atuando em todos os municípios baianos, preservando o direito ao voto e garantindo a ordem pública”, disse Bispo, explicando que nos casos de crimes eleitorais será aplicada a legislação especial que rege a matéria, enquanto os crimes comuns serão com base no Código Penal Brasileiro (CPB), respeitando as exceções contempladas pela legislação eleitoral.