Mais de 13.500 unidades de material escolar como caneta, lápis, borracha e cadernos também foram enviados às Direcs, para estudantes e professores
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou a distribuição de mais 80 mil livros, encaminhados pelo Ministério da Educação (MEC), para as aulas do Programa Trilha/ProJovem Urbano. Três carretas carregadas com os exemplares saíram de Salvador para 36 escolas da rede pública localizadas em 31 municípios. Esta é a segunda remessa de livros para o Trilha/Projovem Urbano, este ano, o que totaliza 167 mil exemplares.
No mês de abril, foram encaminhados 87 mil livros para municípios de Aurelino Leal, Ubaitaba, Amargosa, Valença, Gandu, Coaraci, Ibicaraí, Canavieiras, Jaguaquara, Jequié, Ipiaú, Barra do Choça, Caetité, Guanambi e Itapetinga.
Qualificação
No primeiro lote desta segunda remessa, mais de 31 mil livros irão beneficiar os estudantes de Euclides da Cunha, Paulo Afonso, Tucano, Entre Rios, Cícero Dantas, Mata de São João, Candeias, Santo Amaro, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Nazaré e Vera Cruz. O segundo e o terceiro lotes serão entregues ainda em novembro em cidades do sul, sudoeste e oeste do estado.
Além de livros de disciplinas da matriz curricular nacional, como português e matemática, as carretas vão levar para o interior do estado exemplares referentes aos arcos ocupacionais que são diretamente relacionados à qualificação profissional.
Mais de 13.500 unidades de material escolar como caneta, lápis, borracha, cadernos, giz também foram encaminhados às Diretorias Regionais da Educação (Direcs), para serem entregues aos estudantes e professores do Trilha/ProJovem Urbano. Os kits deverão ser distribuídos nas escolas dos 70 municípios que possuem o programa. Mais de 11 mil jovens serão beneficiados.
Inserção de jovens
O Trilha/Projovem Urbano e o Trilha/SEC são duas ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação, dentro do Programa Trilha - Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho – com ações em diferentes secretarias.
O Trilha foi criado em 2008, com objetivo central de inserir jovens em atividades produtivas, seja em postos formais de trabalho ou em atividades empreendedoras para a geração de renda, a exemplo da economia solidária, motivando-os para o exercício da cidadania.
O programa é dirigido a jovens e trabalhadores, com idade entre 18 e 29 anos de idade, que não concluíram o ensino fundamental (8ª série) e que estão fora da escola. Os cursos têm duração de 18 meses e são ministrados na Rede Estadual de Ensino em apenas um turno. Durante o curso, o estudante recebe uma bolsa-auxílio de R$ 100 por mês e depois poderá continuar sua formação fazendo um dos cursos da Educação Profissional oferecidos na rede estadual.
O Trilha/ProJovem Urbano oferece 12 cursos: Agroextrativismo, Alimentação, Construções e Reparos I, Construções e Reparos II, Metalmecânica, Saúde, Pesca/Piscicultura, Madeira e Móveis, Telemática, Turismo e Hospitalidade, Vestuário e Joalheria.