Colonoscopia é o exame que visa diagnosticar as doenças do aparelho digestivo baixo
Nas últimas três semanas, 45 pacientes já foram atendidos dentro do Mutirão de Colonoscopia que o Hospital Universitário Edgard Santos (Hupes), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), está realizando sob a coordenação do médico hepatologista Raimundo Paraná, responsável pelo Serviço Gastro-Hepatologia. De acordo com o especialista, o mutirão é realizado nos finais de semana, beneficiando os pacientes que aguardavam na fila de espera, mas ainda 55 passarão pelo procedimento.
A Colonoscopia é um exame endoscópico do intestino grosso que visa diagnosticar as doenças inflamatórias, degenerativas, vasculares, pólipos e neoplasias do aparelho digestivo baixo. É um exame que requer preparo sob observação, uma vez que o paciente deve tomar purgativos para a limpeza do intestino. Por conta disso, explica Raimundo Paraná, existem dificuldades de acesso dos pacientes aos centros de referencia para realizar o referido exame, visto que há necessidade de leito de hospitalização, na forma de leito-dia para que o exame seja realizado. “Nos pacientes mais idosos, deve haver acompanhamento anestésico e muitas vezes a permanência do paciente em ambiente hospitalar por mais 24 horas”, complementou o médico.
Anteriormente, também em parceria com a Sesab, o serviço de Gastro-Hepatologia do Hupes já havia realizado um Mutirão de Biopsias Hepáticas, beneficiando 1000 pacientes do SUS. “Neste momento, estamos com o Mutirão de Colonoscopia, e posteriormente, partiremos para o Mutirão de Colecistectomia Laparoscópica que já se encontra em fase de preparação”, finalizou Paraná.