Agência de Defesa Agropecuária da Bahia registrou o índice de vacinação histórico, imunizando 97,91%, das 10.288.420 cabeças existentes no estado
Lançada em Vitória da Conquista e iniciada na segunda-feira (1º), a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa prossegue até o dia 30 deste mês, com a expectativa de superar os resultados obtidos na primeira, realizada em maio, quando a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia registrou o índice de vacinação histórico, imunizando 97,91%, das 10.288.420 cabeças existentes no estado. Após a vacinação, os pecuaristas devem declarar a vacinação nos escritórios da Adab.
O apoio da iniciativa pública e privada e a parceria com o Ministério da Agricultura (Mapa) tem sido importante no direcionamento, de forma segura, para as ações de defesa sanitária no estado. “As atividades de defesa são o passaporte para o sucesso da agropecuária na Bahia e os resultados de excelência voltados à erradicação da aftosa confirmam o comprometimento dos pecuaristas e também a vontade do setor em inserir os requisitos de defesa sanitária animal com o objetivo de unificar o comércio e a produção pecuária no estado”, afirma o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto.
Para divulgar a vacinação, a Adab atua com equipes de médicos veterinários em campo, distribuindo cartazes e folders explicativos aos produtores de todos os municípios sobre a importância da vacinação e posterior declaração. Além disso, diversas coordenadorias regionais estão ministrando palestras e dias de campo.
“Os resultados atuais refletem a qualidade do agronegócio baiano, a parceria com as entidades ligadas ao setor e a competência das ações que a defesa sanitária na Bahia é capaz de realizar. Os números da primeira etapa da campanha mostram o trabalho sério dos pecuaristas da Bahia, em conjunto com o Governo do Estado e demais parceiros”, salienta o diretor de defesa sanitária animal da Adab, Rui Leal.