Gestores municipais terão curso de formação e qualificação cultural

Curso começa neste sábado (6) e termina no dia 12/12 e acontecerá nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Juazeiro e Eunápolis, contemplando 51 municípios

Gestores municipais dos Territórios de Identidade do Recôncavo, do Sertão do São Francisco e do Extremo Sul do estado participarão do curso de Formação e Qualificação de Gestores Culturais promovido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
O curso começa neste sábado (6) e termina no dia 12 de dezembro e acontecerá nos municípios de Santo Antônio de Jesus (para os participantes do Território de Identidade do Recôncavo), Juazeiro (Território de Identidade do Sertão do São Francisco) e Eunápolis (Território de Identidade do Extremo Sul) com carga horária de 120 horas, contemplando 51 municípios dos três territórios.
As aulas acontecerão no campus da Uneb dos municípios-sedes do curso e serão ministradas por especialistas da área cultural. A programação abrange os eixos temáticos da Cultura como Direito e as Política Públicas de Cultura; Cultura, Diversidade e Desenvolvimento; Planejamento e Gestão de Políticas, Programas e Projetos Culturais.
“Esse convênio da Secretaria de Cultura com a Universidade do Estado da Bahia é mais um passo para a consolidação do Programa Estadual de Formação e Qualificação de Gestores Culturais”, afirma a superintendente de Cultura da SecultBA, Ângela Andrade.
“Para nós da Uneb é interessante realizarmos esse curso porque estamos investindo na cultura, no sentido mais amplo, porque já temos áreas relacionadas às artes, mas trabalhar com gestor é algo novo. Os professores que vão ministrar o curso são das áreas de Antropologia e Artes”, disse o coordenador do Projeto de Formação e Qualificação de Gestores, professor Luiz Firmino Soares.
Conteúdo Temático

De acordo com os organizadores do curso, os participantes irão debater sobre cultura como indicador e diferenciador da identidade; tradição, memória e mudança social, expressões artísticas na Bahia, com focos que passeiam entre arte contemporânea, musicalidade, folclore e folguedos populares. Também irão conhecer os programas de apoio à produção cultural em nível federal, estadual, municipal e iniciativa privada, além de debater sobre o papel das políticas públicas culturais como ação de transformação da sociedade.
Constam ainda do conteúdo temático do curso, os instrumentos de financiamento do universo cultural, como os fundos públicos, isenção fiscal, editais públicos e privados, patrocínios diretos, financiamentos bancários, fundos de investimentos, capital de risco, marketing cultural, orçamentos.
Ao final do evento, os participantes deverão produzir um trabalho desenvolvendo propostas de ações culturais referentes a um município do seu Território de Identidade. Os trabalhos poderão ser desenvolvidos nas áreas de bens culturais de natureza material e/ou imaterial, expressões artísticas, pensamento e memória, culturas digitais, audiovisual e radiodifusão, teatro, música, dança e cultura popular existentes nos territórios.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323