Enem 2010 vai definir 83 mil vagas em instituies federais

Com 4,6 milhões de inscritos, as provas do Enem começaram no início da tarde de hoje (6). Candidatos terão até às 17h30 para responderem às questões. Amanhã (7), eles terão uma hora a mais

Começaram no início da tarde deste sábado (6) as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010. Em São Paulo, Salvador e Belo Horizonte houve atraso no horário de fechamento dos portões em alguns locais. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) diz que os problemas são pontuais e que são diferenças "previstas" em um processo "dessa complexidade". Hoje, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas.
A estrutura é a mesma do exame do ano passado. O Enem vai abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos.No domingo (7), das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e da redação.
A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que os inscritos no exame concorram a 83 mil vagas em 83 instituições federais de ensino, por meio do Sisu (sistema que destina vagas em instituições federais apenas com base na nota do Enem). O número é 76% maior em relação ao ano passado, quando o exame foi reformulado. Em 2009, 47 mil vagas foram oferecidas pelo sistema integrado de vagas.
A prova deste ano deve seguir o modelo consolidado no ano passado, com uma novidade: a aplicação de questões de língua estrangeira. As perguntas, inseridas na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, serão de inglês ou espanhol, conforme escolha do estudante.
Outra novidade é a
proibição do uso de lápis na resolução das questões. Segundo o Inep, responsável pela elaboração e aplicação da prova, o leitor ótico só faz a leitura das questões respondidas com caneta esferográfica preta. Nos anos anteriores, alguns alunos usavam o lápis permitido para rascunho para anotar as respostas. "Agora, não podendo levar lápis, seguramente todos irão marcar o cartão e fazer a redação com caneta", disse o Inep, por meio de nota.
A prova deste ano também deve ter mais espaço para rascunhos. No ano passado, a falta de espaço para cálculos e anotações gerou reclamações entre os estudantes. O Inep informou que o problema será corrigido, mas não detalhou qual será o tamanho desse espaço a mais. O que não deve mudar na prova de 2010 é a preocupação com o tempo.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323