Objetivo da reunião, que aconteceu na Universidade Estadual de Feira de Santana, foi debater a questão e aprimorar o diálogo no segmento agropecuário
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) sediou nesta terça-feira (9) o Seminário Técnico sobre o Sistema Integrado da Produção de Leite da Bahia, com palestra ministrada pelo pecuarista norte-americano Richard Waybright, da Pensilvânia (EUA), doutor honoris causa da Cornell University.
Durante a palestra, Richard apresentou pesquisas, experiências e novas tecnologias aplicadas na produção de leite nos Estados Unidos, com ênfase no aproveitamento da energia proveniente da digestão anaeróbia.
A palestra, aconteceu durante a manhã no anfiteatro, módulo 2 do campus da Uesf, e foi acompanhada de apresentação de temas relacionados à realidade da produção do leite na Bahia, sob a responsabilidade de técnicos de entidades públicas e privadas. O objetivo foi debater a questão e aprimorar o diálogo no segmento agropecuário.
Déficit – A Bahia produz 950 milhões de litros de leite/ano e consome 1,6 bilhão de litros, registrando uma defasagem entre a oferta e demanda de 650 milhões de litros.
Eliminar esse déficit é o grande desafio da pecuária leiteira baiana, conforme diz o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles. O estado possui o terceiro maior rebanho de gado leiteiro do Brasil, mas ocupa a 23ª posição em produtividade por vaca ordenhada.
O Sistema Integrado implica "otimizar o uso consciente dos recursos naturais disponíveis na propriedade", assegurou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Raimundo Sampaio.
Está prevista a realização de seminários em outros municípios baianos, numa promoção da Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri) em conjunto com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Associação Companheiros das Américas, Comitê Bahia/Pensilvânia, e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).