Previsão é de que cerca de 200 agricultores familiares do Território da Cidadania, do CODES Sisal e de outras regiões participarão do evento
“A Viabilidade da Bovinocultura Leiteira no Semiárido” é o tema do workshop a ser realizado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, EBDA, no dia 13 (sábado), na Escola Municipal de Quicé, durante a 7ª Festa do Leite e Feira de Animais de Quicé, de hoje (12) a 14/11, no município de Senhor do Bonfim.
O evento tem o objetivo de criar um espaço de discussões com o uso de metodologia participativa, de forma a possibilitar uma interação entre os agricultores e os palestrantes. Toda temática do workshop estará voltada para a cadeia produtiva do leite, quando serão apresentadas as novas perspectivas, mercados, pesquisas, cenários e tendências desta atividade, além de sua inserção na política territorial.
Serão abordados tópicos como “Caracterização e custos de sistemas de produção de leite no semiárido”, “Alternativas de alimentação para o rebanho leiteiro no semiárido” e “Oportunidade, sustentabilidade, interação e integração da cadeia produtiva do leite na política territorial”. Em seguida, acontecerá uma rodada de perguntas interativas mediada pelo técnico da EBDA de Senhor do Bonfim, José Herculano Rocha Ribeiro.
A bovinocultura exerce um importante papel no desenvolvimento econômico dos agricultores familiares do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru. Por isso, a EBDA idealizou o workshop, com o objetivo de remover obstáculos, promover e divulgar o conhecimento para que seja possível a condução das atividades dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável, abrangendo todos os setores da cadeia produtiva. A previsão é de que cerca de 200 agricultores familiares do Território da Cidadania, do CODES Sisal e de outras regiões participarão do evento.
7ª Festa do Leite e Feira de Animais
Quicé Leite na Caatinga é o tema da feira que proporcionará aos participantes acesso a diversas atividades, como torneio leiteiro, leilão, festa do leite, com 35 lotes de animais regionais e de Minas Gerais, comercialização de animais e produtos, além de shows musicaisO evento acontecerá no parque da Associação dos Produtores de Leite de Quicé (APLEQ/COOPLEQ). A EBDA estará com um estande montado, onde serão apresentadas as tecnologias alternativas e adequadas para a produção do leite, e, sobretudo, ao alcance dos agricultores familiares, focando sempre a organização e o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, no território.