Com o objetivo de delinear elementos estratégicos para o desenvolvimento sustentável, o Seminário de Meio Ambiente e Capacitação (Semac), realizado na terça (19/09), no espaço cultural Zélia Gattai das Faculdades Jorge Amado, foi um verdadeiro instrumento para aprofundar assuntos ambientais.
Promovido pela Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Zé Neto, em parceria com o Ministério de Meio Ambiente e a Agência Ewé de Notícias Ambientais, o Semac cumpriu com o seu objetivo: atrair diversos segmentos da sociedade na busca de conhecimentos sobre Sustentabilidade, Agenda 21 e Rede de Fundos Socioambientais.
O momento mais esperado do seminário foi com a Ministra do Meio Ambiente, Marina da Silva, que parabenizou a iniciativa do deputado estadual Zé Neto por ter promovido um encontro tão importante para o meio ambiente. A ministra palestrou sobre Sustentabilidade e afirmou que pensar em sustentabilidade é, antes de tudo, pensar em servir a natureza e as pessoas.
“É possível fazer um mundo melhor, com inclusão, com geração de emprego e renda através da sustentabilidade. Encontros como estes me deixam feliz porque além de confirmar que o conhecimento é uma poderosa ferramenta de transformação, também mostram o crescimento significativo da consciência e do envolvimento das pessoas nas práticas que constituem os temas ambientais”, comemorou a ministra.
Promover capacitação e conhecimento é uma das prioridades da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente. Nessa priorização, o deputado Zé Neto disse afirma que dialogar sobre meio ambiente é falar sobre a preservação das florestas, mas também, conversar sobre a retomada da produção do campo e instruir as pessoas para saber lhe dar com a questão.
No ciclo de palestras foi apresentada a importância da Agenda 21 para o desenvolvimento sustentável da Bahia e o trabalho da Rede Brasileira de Fundos Socioambientais, que só este ano, já investiu R$ 6,7 milhões em programas de iniciativas ecológicas.
Compôs a mesa do seminário a ministra do meio ambiente Marina Silva, o presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado estadual Zé Neto, o diretor do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), Elias Araújo, o coordenador geral da Agenda 21 da Bahia, Sérgio Bueno, a técnica do FNMA Taciana Leme, o representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Durval Oliviere e o superintendente regional em exercício do IBAMA, Célio Pinto. Com estas presenças, o Semac conseguiu reunir poder federal, estadual e municipal, além de ong´s, associações e faculdades na discussão do meio ambiente, sua sustentabilidade e relação com os programas sociais.