Hospital Estadual da Criana gera melhorias para o HGCA

HEC tem ajudado a reduzir demandas no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana

Com a mudança da pediatria do Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA) para o Hospital Estadual da criança (HEC), ficaram disponíveis alguns setores, como as salas da pediatria e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantil, o hospital está fazendo remanejamento de setores. As mudanças são necessárias para que haja mais espaço para atender as demandas do Hospital, que dispõe de 314 leitos para atender ao município e toda a região.
Segundo a Assessoria de Comunicação do HGCA, “como a gente atende muitos pacientes e não tinha espaço suficiente, muitas vezes as pessoas ficavam pelo corredor. Neste momento, os corredores estão vazios.”
Entre os setores que foram modificados está o Pronto Atendimento (PA), que era misto e agora tem uma sala para atendimento à pessoas do sexo feminina e outra para o sexo masculino. A UTI² foi remanejada, ficando mais próxima da UTI1¹. O HGCA está em fase de teste de setores.
“O HEC deu uma folga para a gente. Antes haviam cerca de 30 macas espalhadas pelo corredor. Hoje o quadro é outro. Pode ocorrer de ter algum com aumento elevado da demanda, mas a quantidade deve diminuir substancialmente e gradativamente”, afirma a Assessora do Hospital, Ilma Silva.
O hospital vem admitindo novos médicos e conta com o apoio do Governo do Estado, que vem investindo em reformas, ampliação e construção de hospitais em pontos estratégicos no estado. Ilma acrescenta que “durante 25 anos não houve nenhuma grande reforma e agora tivemos a ampliação do centro cirúrgico, do centro obstétrico, a reforma da cozinha, necrotério, refeitório e do CME (Central de Material de Esterilização)”.
Carlos Rocha Filho, diretor administrativo do HGCA pontuou outras mudanças importantes no hospital. “A UTI² está onde era a UTI pediátrica e hoje passou de 6 para 8 leitos. O leito de estabilização, que hoje está no setor de emergência, será encaminhado para onde ficava a pediatria da emergência, que conta com 11 leitos. A sala de medicação será colocada em frente ao consultório de clinica médica, facilitando o deslocamento do paciente e de seus familiares dentro do hospital”.
Sobre pediatria, o HGCA tem 5 enfermarias disponíveis, onde irão ser colocadas a "Mãe Canguru", tratamento para bebês prematuros, que antes ficava no berçário.
Carlos Rocha enfatiza a participação do Governo nas mudanças apresentadas. “Agradecemos ao Governo do Estado, em especial a Jaques Wagner, ao secretario da Saúde, Jorge Solla, ao deputado estadual Zé Neto e ao eleito deputado federal  Amauri Teixeira. Essas pessoas brigaram junto conosco para a melhoria do Clériston Andrade”.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323