Parlamentar é incentivador e apreciador de festividades populares como esta, que resgatam e enfatizam a identidade de figuras nordestinas
Na perspectiva de manter viva a cultura do vaqueiro, resgatando valores, crenças, costumes e rituais, no dia 11 de dezembro deste ano será realizado XII Evento Cultural em Homenagem ao Vaqueiro, evento que já faz parte do calendário festivo e cultural do município de Uauá.
“A população da cidade, após um período adormecida, despertou para a urgência de preservar a cultura do vaqueiro e impedir o esquecimento de tão pela tradição e extinção da figura do vaqueiro, figura valente, honrosa e trabalhadora”, disse João Carlos Cardoso, presidente da Associação dos Vaqueiros do Vaza Barris e Amigos de Zuquinha, localizada na Zona Rural de Uauá, que, juntamente com lideranças locais, estiveram em reunião com o deputado estadual Zé Neto na manhã desta quinta-feira (23), no Gabinete de Salvador, a fim de solicitar incentivos para a realização do evento e convidar o parlamentar a comparecer à festividade.
“Prestigiar eventos como este é uma satisfação para mim, que admiro muito as manifestações culturais que, como esta, resgatam e enfatizam a identidade do povo de nossa terra. Há tempo sou apoiador deste tipo de atividade. Vamos caminhar para que sua realização possa ocorrer ”, afirmou Zé Neto
Dia do Vaqueiro em Uauá – segundo a Associação dos Vaqueiros, nessa região, a idéia da comemoração surgiu a partir da vontade de se homenagear um personagem do semi-árido baiano, o vaqueiro Adonel Ribeiro, o Zuquinha, e seus companheiros de labuta, homens que trabalhavam na lida diária do gado. Tradicionalmente, o encontro de todos os vaqueiros acontece na Fazenda Capim Pubo, de propriedade da família de Zuquinha.
Atividades – no segundo sábado do mês de dezembro, quando acontece a Homenagem ao Vaqueiro, é costumeira a realização de uma missa campal em ação de graças pela vida dos vaqueiros, corrida de argolinhas, arranca rabo, pega gado, concurso do vaqueiro mais velho, mais novo e mais distante, concurso de aboiadores, poetas, cordelistas e cantadores, almoço com todos os participantes do evento, show com artistas locais e regionais e encerramento com entrega de prêmios aos vencedores das disputas.