Evento vai até o dia 5 de dezembro e deve movimentar R$ 20 milhões
O deputado estadual Zé Neto (PT) esteve no Parque de Exposições de Salvador na tarde deste domingo (28), para prestigiar a abertura oficial da 23ª Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro). O evento é um dos maiores do setor no país e reúne, até o dia 5 de dezembro, criadores, associações de classe e agricultores familiares que somam mais de 1.000 expositores.
A previsão é que sejam realizados mais de R$ 20 milhões em negócios entre a compra e venda de animais, contratação de serviços ou aquisição de equipamentos e implementos agrícolas. Uma das novidades deste ano é o stand da Secretaria da Agricultura (Seagri) com uma mostra das 24 cadeias produtivas da agropecuária baiana, entre elas a do leite e sisal, segmentos nos quais o mandato do deputado Zé Neto têm buscado estreitar as relações e levar as demandas ao Governo do Estado.
O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, que representou o governador Jaques Wagner na cerimônia de abertura, disse que a intenção este ano é trazer para o morador da cidade uma mostra do que é feito no campo. “Essa edição servirá para que as pessoas da cidade conheçam como funciona o mundo da agropecuária”, disse Salles, referindo-se às 24 cadeias produtivas representadas. “Será possível aos visitantes saber de onde vem cada produto que consumimos, como por exemplo, o leite e o chocolate”, acrescentou.
Também estiveram presentes o senador eleito Walter Pinheiro (PT); o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos; a superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rose Pondé; o superintendente da Federação da Agricultura da Bahia (Fieb), João Martins; os delegados baianos Lourival Gusmão (Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA) e Delian Gomes Sodré (Ministério da Agricultura), além de deputados estaduais, federais, representações federativas e segmentos ligados à agricultura baiana.
A Fenagro é a mais tradicional feira de agropecuária realizada na Bahia e um importante instrumento para desenvolver a
agricultura e a pecuária do País, oferecendo oportunidades aos expositores de incrementar vendas e promover o desenvolvimento de seus negócios. A Feira também é um dos maiores eventos do agronegócio nacional, o maior do Norte e Nordeste.
Mais de 6 mil animais estão expostos na feira, que conta com algumas novidades na programação, entre elas, desfile de moda, visitação escolar, concurso de redação, exibição de cães da PM e exposições de caprinos e ovinos.
Confira aqui as fotos da abertura.