Mesa setorial de negociao com representaes dos professores das universidades estaduais volta a se reunir

Deputado Zé Neto tem acompanhado as discussões e coloca-se à disposição para buscar solução para gargalos da categoria

Em reunião realizada nesta quarta-feira (1º), foi dado prosseguimento as negociações acerca das reivindicações econômicas das representações dos docentes das universidades estaduais, em cumprimento ao cronograma de encontros com a classe, e cujos efeitos econômicos entrarão em vigor a partir de 2011.
A reunião foi conduzida pelo superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Administração do Estado (SAEB), Adriano Tambone, e pelo coordenador de Educação Superior da Secretaria da Educação do Estado, Clovis Caribe, que apresentaram uma contraproposta, discutida entre SAEB e SEC, referente ao pedido de aumento salarial de 45% até janeiro de 2011 pela categoria. Em resposta, os representantes do estado informaram que, em função dos impactos orçamentários, um aumento de 70% poderia ser concedido, desde que em regime de escalonamento, cujo percentual seria alcançado até 2014.
Impossibilitados de fazer definições quanto a aprovação, ou não, da proposta apresentada pelo estado, os representantes do movimento docente devem enviar proposta para ser analisada em assembleia com a categoria, cuja principal reivindicação é a incorporação total da gratificação por condições especiais (CET).
“Estamos com entraves para resolver os problemas existentes, mas não dá para negar o que já foi feito em educação tecnológica, por exemplo, o que impactou o orçamento da educação. Nosso papel é cumprir o que temos historicamente como meta que é buscar solução para a ampliação das metas para o setor. Queremos ter um primeiro semestre tranqüilo e que possamos chegar a um consenso e radicalizar no diálogo. Vocês estão fazendo sua parte com toda a legitimidade”, disse o deputado estadual Zé Neto (PT), que tem acompanhado as discussões e segundo o qual essa permanente mesa de diálogo é um avanço.
Participaram da reunião as lideranças das associações dos docentes das universidades estaduais UNEB, UESC, UEFS e UESB, além da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes).
Outra reunião foi pré-agendada para o dia 16 de dezembro às 14h, na sede da Secretaria Estadual da Educação (SEC), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, onde a categoria deve apresentar seu posicionamento quanto ao percentual de reajuste salarial.
Conquistas - Cumprindo o que foi acordado em 2007, os professores universitários tiveram incorporados a seus salários, este ano, a última parcela da gratificação específica, além do reajuste linear concedido aos demais servidores. O Governo da Bahia ampliou em 71% o orçamento das instituições estaduais de ensino superior no período de 2006 a 2010, contribuindo para a consolidação das quatro universidades: UNEB, UESC, UEFS e UESB. Aliado a isso, foi aprovada, por lei, a ampliação do quadro de professores universitários efetivos, criando condições para aumentar a produção científica e a consequente aplicação do conhecimento ao desenvolvimento social do Estado.
Módulo 09 do Pensar a Bahia – Com o objetivo de debater as mudanças em cursos nos paradigmas da educação superior e colher contribuições para o fortalecimento da Educação Superior Pública na Bahia, a Secretaria do Planejamento (Seplan) realiza seu 9º ciclo de debates Pensar a Bahia, que será realizado no dia 09 de dezembro (segunda-feira), das 8h30 às 18h, no Hotel Sol Bahia Atlântico, em Patamares, Salvador. Três questionamentos devem orientar o debate: Que universidade e que ensino superior o Estado deverá garantir para que a Bahia acompanhe a revolução cujo conhecimento é produzido cada vez mais em redes e compartilhado socialmente? Como aproximar ensino e Pesquisa e Desenvolvimento? e Como financiar a democratização do acesso à universidade pública? O evento é aberto ao público.
Clique aqui e confira imagens da reunião.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323