Neste sábado (4) é comemorado pelos católicos o dia de Santa Bárbara e na cidade baiana que leva o nome da santa, as comemorações tiverem início desde o dia 25 de novembro,com a celebração da novena e apresentações culturais.
A programação da festa da padroeira 2010 do município de Santa Bárbara está sendo organizada pelo Pároco da cidade, o padre José Francisco Spínola e tem como tema central “Santa Bárbara, adoradora de Jesus Cristo, Centro e Fonte dos Sete Sacramentos da Igreja”.
No grande dia festivo à padroeira, as atividades tiveram início logo cedo com uma alvorada, às 5h da manhã, saindo da Igreja Matriz. Às 10h, uma missa foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian.
As comemorações se encerram com uma Missa Solene na Igreja Matriz, às 17h30, presidida pelo Pároco do município, José Francisco Spínola, seguida de procissão em Honra a Gloriosa Santa Bárbara, que percorrerá todas as ruas do centro da cidade.
Histórico
Santa Bárbara era natural da Ásia Menor e filha de um senhor muito rico, que, em função da sua extraordinária beleza, a isolou do resto do mundo em uma alta torre com apenas duas janelas. Segundo a liturgia, durante uma viagem do pai, a jovem decidiu ser batizada cristã.
Esta decisão provocou a ira do pai, levando-a fugir, mas acabou denunciada, condenada e executada pelo próprio genitor, que lhe cortou a cabeça com uma espada, no dia 4 de dezembro. Após a execução, o pai teria sido atingido por um raio e Santa Bárbara se tornado um mártir católico.
A imagem de Santa Bárbara foi trazida ao Brasil pelos portugueses ainda no período colonial e passou a ser cultuada no século 17, quando o casal Francisco do Lago e Andressa de Araújo instituiu o ‘Morgado de Santa Bárbara’, em 1641, em homenagem à filha Francisca. Este Morgado era composto por prédios e capela dedicada à santa, e localizado ao pé da Ladeira da Montanha, transformado-se, com o tempo, em mercado.
Devido a um incêndio no Morgado, em 1898, do qual restaram apenas ruínas e a imagem de Santa Bárbara, ela foi transferida, em 1938, para a Igreja do Corpo Santo. A imagem esteve, ainda, nas igrejas do Paço, da Saúde, no Mercado de Santa Bárbara e, atualmente, encontra-se na Igreja do Rosário dos Pretos.
04
Dez