Paulo Henrique Amorim ser agraciado com ttulo de Cidado Baiano na AL

Projeto foi apresentado por Zé Neto em dezembro do ano passado; Parlamentar levou em consideração a trajetória do jornalista e suas raízes na Bahia

Acaba de ser aprovado o Projeto de Resolução nº 2.018/2009, que concede o título de Cidadão Baiano ao jornalista Paulo Henrique Amorim. De autoria do deputado estadual Zé Neto (PT), o projeto foi aprovado na tarde desta terça-feira (07) durante sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Nascido no Rio de Janeiro, Paulo Henrique é um dos expoentes da comunicação brasileira. “Paulo Henrique Amorim é um dos grandes nomes da comunicação no Brasil, pois realiza um trabalho independente, que preza pelo respeito ao seu público, levando aos lares brasileiros os fatos e acontecimentos que interferem na vida de cada um de nós”, afirmou.
O jornalista será laureado com o título de Cidadão Baiano por seus relevantes serviços prestados ao jornalismo e à política no Brasil, bem como suas raízes baianas – Paulo Henrique é filho do jornalista Deolindo Amorim, natural de Baixa Grande, Bahia.
A honraria será entregue ao jornalista em Sessão Especial com data a ser estabelecida pela Mesa Diretora da Casa Legislativa.
Biografia - Nascido em 22 de fevereiro de 1942, na cidade do Rio de Janeiro, Paulo Henrique dos Santos Amorim é casado e pai de uma filha. Formou-se em Sociologia e Política e logo em seguida abraçou a carreira de jornalista, obtendo lugar de destaque em todos os lugares em que trabalhou.
Filho do jornalista baiano da cidade de Baixa Grande e estudioso do espiritismo, Deolindo Amorim, Paulo Henrique trabalhou a maior parte da sua vida na Revista Veja e na Rede Globo de Televisão.
Sua primeira grande cobertura para o jornal A Noite, do Rio, foi em 1961, quando o presidente Jânio Quadros renunciou e o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, mobilizou soldados e jornalistas para garantir a posse do vice, João Goulart. Esses dias, que marcaram fortemente a história moderna do Brasil, foram acompanhados e divulgados por Paulo Henrique Amorim.
Como repórter e correspondente internacional, cobriu a Guerra Civil de Ruanda, a rebelião Zapatista do México, a eclosão do vírus Ebola na África, a Guerra do Iraque, o escândalo Watergate, a eleição do Presidente Clinton, o fim da União Soviética, a queda do Muro de Berlim, os conflitos de Kosovo e Sarajevo, entre outros acontecimentos.
Entre os anos de 1997 e 1999, esteve na Rede Bandeirantes, onde apresentou o Jornal da Band e o programa Fogo Cruzado. Na TV Cultura, apresentou o talk-show "Conversa Afiada".
Mudou-se para a Record em 2002, onde já apresentou o "Jornal da Record 2ª edição”, Edição de Notícias e o “Tudo a Ver” uma revista eletrônica. Trabalhou na Manchete, Abril, Jornal do Brasil, Zaz, Portal Terra, UOL e iG.
Em 2005, Paulo Henrique publicou o livro “Plim-Plim: A Peleja de Brizola Contra a Fraude Eleitoral”, no qual denuncia o que considera uma trama que teria manipulado as eleições para o governo do estado do Rio de Janeiro no ano de 1982, com suposto apoio da Rede Globo (Caso Proconsult).
Desde fevereiro de 2006, apresenta na Rede Record o programa Domingo Espetacular. Atualmente, é também apresentador da Record News e responsável pelo blog Conversa Afiada (CAF), no qual exerce o jornalismo de forma independente. 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323